Você já parou para pensar no papel que os ácidos exercem nas nossas vidas? Diariamente, os ácidos são encontrados em reações químicas industriais e também em nosso cotidiano, seja como agente de limpeza ou até mesmo dentro do corpo humano. Quando falamos da função dos ácidos no nosso dia a dia, também devemos destacar a importância da sua participação para formação dos alimentos, ou ainda na decomposição de qualquer substância orgânica. Já na indústria, os ácidos participam ativamente em vários processos químicos e são fundamentais para o desenvolvimento de muitos setores. Apesar de muitos ácidos serem conhecidos e amplamente utilizados pelos seres humanos, os ácidos clorídrico, sulfúrico, nítrico, acético e fluorídrico são os que mais merecem destaque, por apresentarem uma maior gama de aplicações.
O ácido clorídrico, por exemplo, formado pelo gás cloreto de hidrogênio (HCl) dissolvido em água, é um ácido inorgânico forte, levemente amarelado, em que seus cátions H+ são facilmente ionizáveis na solução. Este ácido pode ser encontrado no nosso estômago e faz parte da composição do suco gástrico. Este líquido, por ter um pH muito baixo, atua na desnaturação das proteínas, facilita a absorção de nutrientes e nos auxilia na digestão dos alimentos. Já na indústria, o ácido clorídrico é bastante empregado para a galvanização de metais, no curtimento de couros, na produção de tintas e corantes, dentre outros. Este ácido também é empregado na extração do petróleo, atuando na dissolução das rochas e permitindo que o petróleo chegue até a superfície.
Outro ácido bastante empregado industrialmente é o ácido sulfúrico, um líquido incolor, viscoso, de baixa volatilidade e extremamente solúvel em água. É a substância mais utilizada pelas indústrias, possuindo ampla aplicação em inúmeros processos, sendo inclusive utilizando como índice de avaliação do desenvolvimento industrial de um país. A maior parte do ácido sulfúrico produzido mundialmente é utilizada para a fabricação de fertilizantes fosfatados e sulfatados. Além dessas aplicações, o ácido sulfúrico pode ser utilizado na fabricação do nylon, na preparação da superfície de metais em indústrias metalúrgicas, como catalisador ácido em reações químicas, na fabricação de explosivos, no tratamento de efluentes e, em alguns casos como desentupidor de encanamentos.
Com relação ao ácido nítrico, ele é um composto químico de teor viscoso, incolor e inodoro, além de ser corrosivo e bastante volátil, de fórmula HNO3. Ficando atrás apenas do ácido sulfúrico, configura-se como o segundo ácido mais produzido e utilizado pela indústria. Ele pode reagir de três formas: como ácido forte, como agente de nitração, ou como agente oxidante. Na indústria química, ele é muito utilizado na fabricação de explosivos (nitroglicerina ou dinamite, trinitrotolueno ou TNT, e trinitrocelulose ou algodão-pólvora). Também é usado na fabricação de salitre (NaNO3 e KNO3), para produzir fertilizantes agrícolas como o NH4NO3 e a pólvora negra. O ácido nítrico também pode ser usado na fabricação de corantes, de fibras sintéticas (náilon e ceda artificial), de nitratos etc. Também é utilizado para refinar metais preciosos, para produção de filmes fotográficos de nitrocelulose e na indústria farmacêutica, na composição e degradação de inúmeros fármacos.
Além dos ácidos mencionados, o ácido acético (CH3COOH) também faz parte da lista de ácidos de grande importância no dia a dia, sendo ele um ácido carboxílico, incolor, e solúvel em água. O ácido acético é amplamente utilizado pela indústria química, especialmente o ácido acético glacial, que apresenta pureza de aproximadamente 99,5%. Este ácido é bastante aplicado na produção de plástico, adesivos, papéis e em uma vasta gama de produtos e substâncias. Uma aplicação bastante comum no nosso dia a dia é como tempero de saladas e outros alimentos. O ácido acético também pode ser utilizado para a produção de acetatos orgânicos e inorgânicos, para a produção de acetato de vinila (para produção de PVA, por exemplo), para a produção de acetato de celulose, anidrido acético e cloreto de acetila, acetato de polivinil (usado na cola de madeira), assim como para a produção de solventes para gomas, resinas e óleos. Este ácido também pode ser empregado na indústria farmacêutica para a produção do ácido acetilsalicílico (conhecida popularmente como AAS-Aspirina).
Por fim, um outro ácido largamente utilizado na indústria, é o ácido fluorídrico, que corresponde a uma solução aquosa de fluoreto de hidrogênio e que faz parte do grupo dos hidrácidos. O fluoreto de hidrogênio é um gás ou vapor esverdeado, de fórmula HF, o qual é obtido através da extração de ácido fosfórico da apatita para a produção de fertilizantes, sendo um subproduto do processo. Atualmente, na indústria ele é utilizado como catalisador em técnicas de alquilação em refinarias de petróleo, solvente, produção de flúor e fluoretos inorgânicos, agentes de limpeza, defensivos agrícolas e purificação de minérios como tântalo e nióbio.
Matérias-primas do portfólio da Usiquímica:
Você sabia que a Usiquimica possui em seu portfólio quase todos esses principais ácidos utilizados na indústria química e no nosso dia a dia? Conte conosco para o fornecimento destas matérias-primas para a sua empresa!
Ácido clorídrico 33%: O produto é apresentado na forma de uma solução de inclor a levemente amarelada. Conhecido, também, pela sua fórmula química, HCl, é utilizado para a fabricação de cloretos, decapagem de metais e neutralização de efluentes. Quer saber mais sobre o produto ou fazer cotação? Clique aqui.
Ácido sulfúrico 98%: O Ácido Sulfúrico é um ácido inorgânico líquido na temperatura ambiente, incolor, viscoso e pouco volátil, ou seja, não evapora com facilidade. A maior parte do Ácido Sulfúrico produzido mundialmente é utilizada para a fabricação de Fertilizantes Fosfatados e Sulfatados, bastante aplicado também na produção de Sulfato de Alumínio, um dos produtos necessários para a produção de papel. As outras aplicações para o Ácido Sulfúrico refino do Petróleo são a fabricação do nylon, preparação da superfície de metais em indústrias metalúrgicas, catalisador ácido em reações químicas, fabricação de explosivos, tratamento de efluentes; também é usado na composição de baterias automotivas, servindo como eletrólito, que é uma solução que permite a passagem de corrente elétrica pelo sistema da bateria, pois é uma substância com alto grau de ionização, tornando-se um excelente condutor de eletricidade. Por esse motivo requer muita cautela em seu manuseio e transporte, e a Usiquímica possui um importante papel neste mercado e um alto nível em sua distribuição. Quer saber mais sobre o produto ou fazer cotação? Clique aqui.
Ácido nítrico concentrado: É um produto com alta concentração, utilizado na fabricação de explosivos e nos processos de síntese orgânica. Quer saber mais sobre o produto ou fazer cotação? Clique aqui.
Ácido Fluorídrico 71%: O Ácido Fluorídrico, conhecido, também, por sua fórmula química HF, é um produto de aplicação em vários segmentos da indústria brasileira. Ele é utilizado na metalurgia, mineração, na fabricação de produtos de limpeza industrial e automotiva, vidro, bastante usado na produção de sais fluorados, defensores agrícolas, criolita e gases refrigerantes entre outros. É um material 100% importado e a Usiquímica se destaca como a maior importadora deste produto na América Latina. Por isso, possuímos um produto de excelente qualidade com atendimento para todo o Brasil. Quer saber mais sobre o produto ou fazer cotação? Clique aqui.
Ácido Fluorídrico Anidro: O Ácido Fluorídrico Anidro é chamado assim por possuir uma concentração altíssima, superior a 99,95%, sendo, portanto, quase que totalmente isento de água. É utilizado principalmente na produção de gases refrigerantes, na produção de defensivos agrícolas e como catalisador nos processos de alquilação de gasolina (aumento de octanagem). Quer saber mais sobre o produto ou fazer cotação? Clique aqui.