Hipoclorito de sódio: alternativa eficaz para desinfecção e branqueamento

O intenso poder de desinfecção e oxidação tornaram o hipoclorito de sódio ingrediente fundamental para a indústria de produtos de limpeza e sanitização. Com ele, essa indústria consegue disponibilizar produtos aptos à utilização em ambientes com exigências muito diferentes, de um simples domicílio familiar até locais onde são necessários patamares muito elevados de descontaminação de micro-organismos, como são os casos de hospitais e de outros locais de serviços de saúde. Hipoclorito de sódio: alternativa eficaz para desinfecção e branqueamento
E, se em sua denominação técnica ele pode parecer menos conhecido, para perceber a amplitude do alcance do hipoclorito de sódio basta lembrar que é ele o agente ativo de uma categoria de produtos com uso muito tradicional, e bastante disseminado, no combate a vírus e bactérias: as águas sanitárias, nas quais ele aparece em soluções aquosas de 2 ou 2,5%, cotidianamente empregadas na limpeza e descontaminação de uma incontável quantidade de ambientes
Mas sua eficácia como agente de eliminação de micro-organismos torna o hipoclorito de sódio relevante em várias outras atividades importantes para nossa saúde; entre elas, está a desinfecção da água.
Na forma de pastilhas ou em soluções, ele é adicionado na água que será diretamente ingerida, ou com a qual serão preparadas as refeições, limpos os utensílios domésticos, desinfetados vegetais destinados a nossa alimentação.
Caixas d’água, cisternas, poços e piscinas, entre outros locais onde há armazenamento de água, também recebem hipoclorito de sódio para o combate a vírus e bactérias.
Além disso, as águas sanitárias também constituem a mais usual das soluções para o branqueamento de tecidos, mostrando-se especialmente eficaz nos tecidos de algodão; com essa finalidade, são utilizadas tanto nos lares quanto em lavanderias.
O hipoclorito de sódio é aproveitado ainda em processos industriais – por exemplo, no branqueamento do papel -, e em sistemas de tratamento de efluentes.
Propriedades
O hipoclorito de sódio tem a fórmula química NaClO, e é produzido pela reação de cloro com hidróxido de sódio. Na forma de solução aquosa tem coloração amarela, e um odor pungente, penetrante e irritante. Há relatos de seu uso como desinfetante já no final do século 18.
Não é um produto explosivo, nem inflamável, mas fatores como temperatura, luminosidade e contaminantes podem provocar sua decomposição. Libera cloro gasoso quando reage com algum ácido ou com uma solução ácida.
Variam bastante as concentrações do hipoclorito de sódio nos diversos produtos. Se nas águas sanitárias de uso doméstico elas situam-se no patamar de 2,0 ou 2,5%, nos compostos para armazenamento e abastecimento de água esse índice pode chegar até a 10 ou 12%.
O hipoclorito de sódio da Usiquímica
Sintetizando as principais aplicações do hipoclorito de sódio, podemos destacar:
·      Desinfecção de ambientes com as mais distintas exigências de sanitização, desde domicílios até outros com demandas extremamente rigorosas, como hospitais e clínicas.
·      Desinfecção de água, tanto aquela destinada à ingestão imediata quanto a água armazenada em caixas d´águas, cisternas e piscinas, entre outros locais.
·      Desinfecção de vegetais e outros alimentos.
·      Alvejamento de tecidos.
·      Lavanderias.
·      Tratamento de efluentes e limpeza de tubulações.
Devido a sua ação corrosiva, essa substância pode queimar os tecidos humanos, especialmente quando em suas formas mais concentradas. É, portanto, necessário cuidado com seu manuseio, que deve ser preferencialmente feito com luvas.
Hipoclorito de sódio: alternativa eficaz para desinfecção e branqueamento. A Usiquímica fornece o hipoclorito de sódio em solução aquosa, com 12% de concentração. Para mais informações sobre esse produto de nosso portfólio, clique aqui.

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *