Hipoclorito de sódio e outros produtos para uma limpeza doméstica eficaz

Neste texto iremos abordar os seguintes assuntos:
  • Hipoclorito de sódio e sua utilização.
  • Os porquês dos cuidados.
  • Cuidados no manuseio
  • Cuidados na armazenagem.
  • Cuidados para a eficácia dos produtos.
  • A sustentabilidade e a Usiquímica.

Hipoclorito de sódio e sua utilização

O Hipoclorito de Sódio é um produto à base de cloro com amplo espectro de atuação. Em suas soluções diluídas, o Hipoclorito de Sódio é bastante seguro e pode ser utilizado em várias aplicações. O uso mais comum é para a limpeza e desinfecção de ambientes e de alimentos como verduras e frutas. Por ser uma substância oxidante, o Hipoclorito de Sódio atua eliminando vários microrganismos que são patogênicos para os seres humanos e animais domésticos.
Além disso, o Hipoclorito de Sódio possui um custo relativamente baixo quando comparado a outros bactericidas, possibilitando o seu uso de forma mais generalizada. Em suas soluções diluídas ele é comercializado na forma de água sanitária, também conhecida como cândida ou água de lavadeira. Estes nomes são originários do seu uso como alvejante de tecidos nos processos de lavagem de roupas domésticas e industrial.  O produto pode ser encontrado em vários estabelecimentos comerciais, como supermercados, lojas de materiais de construção, mercearias, entre outros.
Os produtos de limpeza higienizam os ambientes onde vivemos, trabalhamos ou frequentamos eventualmente, limpam os utensílios de nosso dia a dia, lavam nossas roupas, eliminam bactérias causadoras de doenças e a poeira prejudicial a nosso sistema respiratório. E coroam essas tarefas com o toque adicional de uma sensação de frescor e um odor agradáveis.
Geradores de tantos benefícios, os produtos de limpeza não poderiam deixar de assumir o status de artigos imprescindíveis para a vida moderna, hoje utilizados em praticamente todas as residências, em escritórios, lojas, restaurantes, bares, fábricas. Enfim, em qualquer local por onde transitem os serem humanos e animais também.
A pandemia do Covid-19, impôs a necessidade de ambientes e objetos ainda mais higienizados, realçando ainda mais o inestimável valor desses produtos.

Os porquês dos cuidados

Supermercados e outros estabelecimentos comerciais hoje oferecem uma gama bem diversificada de produtos de limpeza, apresentados em um vasto portfólio de embalagens e formatos. Detergentes, sabão em barra, sabão de coco, sabão em pó, amaciantes, desinfetantes, limpadores multiuso, são apenas alguns desses produtos.
Com suas próprias características e funcionalidades, cada um deles atende a uma necessidade específica. Mas, como qualquer formulação à base de produtos químicos, esses artigos requerem alguns cuidados, que começam já na hora da compra, e abrangem todas as etapas de manuseio e armazenamento.
O uso cauteloso minimiza a possibilidade de algum risco para a saúde do usuário, ou para o meio ambiente. Sem contar que a aplicação incorreta de um produto, ou o emprego de um produto inadequado para uma tarefa, podem não proporcionar o resultado desejado, e mesmo danificar aquilo que se deseja limpar.

Cuidados na compra

Produtos de limpeza são geralmente comercializados em embalagens atraentes e práticas. Mas o fundamental nessas embalagens é que elas tragam informações claras e precisas sobre eles.
Obrigatoriamente, as embalagens devem revelar, entre outras coisas, a composição do produto, e as possíveis advertências relativas ao uso (quando for o caso, precisam também ressaltar que esse uso é exclusivamente profissional). Devem ainda informar qual a empresa responsável pela fabricação.
Assim como verificar essas informações, na hora da compra é preciso ainda:
●           Ver se as embalagens estão bem fechadas.
●           Confirmar a validade.
●           Assegurar-se que nele não há algum componente ao qual o usuário seja alérgico.
E, obviamente, não basta apenas ler as informações dos rótulos: é preciso seguir suas recomendações.

Cuidados no manuseio

Etapa na qual é mais direto o contato com eles, o manuseio dos produtos de limpeza requer bastante atenção. E uma recomendação básica para esse momento é evitar o contato com regiões mais sensíveis de nosso organismo, como olhos, boca e nariz.
Caso o fabricante indique, deve-se manusear os produtos utilizando equipamentos de proteção, como luvas e avental (alguns produtos, especialmente de uso profissional, podem requerer também máscara e óculos). E, mesmo que o fabricante não indique, quem por algum motivo sentir necessidade, deve utilizar esses dispositivos de segurança.
Outras recomendações importantes para o manuseio são:
●           Não se deve misturar produtos diferentes, pois há possibilidade de reações indesejáveis, e até mesmo perigosas.
●           É importante providenciar um dosador específico para cada produto que exija dosagem, evitando utilizar recipientes que não foram feitos para essa finalidade, como copos e talheres.
●           Quem precisar deixar um produto mais agressivo agir por mais tempo não deve ficar nas proximidades do local.
E sempre, após o uso, a embalagem do produto deve ser mantida bem fechada, e corretamente guardada.

Cuidados na armazenagem

Uma recomendação fundamental para os usuários de produtos de limpeza é: mantenha-os longe do alcance de crianças e animais. O ideal é guardá-los em locais fechados e altos. Também são importantes os seguintes cuidados:
●           Os produtos devem ser armazenados em locais secos e arejados; se possível, onde seja pouco intensa a movimentação de pessoas.
●           Eles não devem ficar próximos de locais onde alimentos são preparados ou armazenados, ou onde sejam guardados também medicamentos.
Alguns produtos exigem maiores cuidados: casos, entre outros, da água sanitária, que não deve ter nenhum contato com o corpo. E desinfetantes e produtos com ingredientes bactericidas podem causar alergias e outras reações.
Nunca se deve ligar o forno quando nele estiver sendo utilizado um limpa-forno, pois o calor pode produzir gases tóxicos. E é interessante certificar-se que as roupas, após lavadas, estão bem enxaguadas, pois restos de sabão podem ser incômodos para a pele.

Cuidados para a eficácia

Além de minimizar a possibilidade de riscos mantendo os devidos cuidados, é importante também utilizar os produtos de limpeza de forma a assegurar que eles desempenhem devidamente as tarefas para as quais foram desenvolvidos.
Os concentrados, por exemplo, devem ser diluídos sempre de acordo com as recomendações dos fabricantes. Doses superiores às indicadas podem danificar o produto, ao invés de limpá-lo, enquanto uma dosagem insuficiente pode comprometer a eficácia do produto.
Não se deve usar conjuntamente sabão em pó e água sanitária (hipoclorito de sódio), pois esses dois produtos neutralizam-se mutuamente, prejudicando suas propriedades de limpeza.
E é fundamental escolher sempre o produto mais adequado a cada necessidade: algo indicado para uma limpeza mais pesada, por exemplo, pode ser demasiadamente agressivo para uma peça mais frágil.

A sustentabilidade e a Usiquímica

É necessário atenção mesmo com o descarte das embalagens vazias dos produtos de limpeza, que nunca devem ser utilizadas para armazenar outros materiais. O ideal é destiná-las a locais onde elas possam ser encaminhadas para a reciclagem (várias cidades têm sistemas de coleta seletiva de lixo e postos de entrega que podem recebê-las).
Esse descarte correto é importante para nós próprios, e para a sustentabilidade de nosso planeta. Sustentabilidade, aliás, que é premissa básica da atuação da Usiquímica, empresa fornecedora dos ingredientes necessários para a grande maioria dos produtos de limpeza.
A Usiquímica sempre pauta sua ação pelas melhores práticas de sustentabilidade, trabalhando com processos e tecnologias que minimizem desperdícios e impactos ambientais. Tal postura materializa-se inclusive em produtos que viabilizam e garantem a qualidade e a segurança de inúmeras aplicações indispensáveis à vida e no dia a dia da empresa.
Contando com uma das mais completas estruturas de distribuição do Brasil, a Usiquímica fornece para a indústria de produtos de limpeza ingredientes oriundos dos mais renomados fabricantes. Ela própria é também fabricante, contando com uma planta produtiva no município paulista de Guarulhos, um laboratório dotado de moderníssimas tecnologias, e uma equipe técnica altamente qualificada. 

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *