Onde usamos Amônia

A amônia, um gás incolor com um odor característico, é encontrada naturalmente no ar, solo e água e em plantas e animais, incluindo humanos. O nosso organismo é capaz de decompor naturalmente os alimentos que contêm proteínas e convertê-los em aminoácidos e amônia, e por fim, transformam a amônia em ureia . Além de encontrada naturalmente no meio ambiente, a amônia pode ser produzida artificialmente através do processo de Síntese de Haber-Bosch, e está entre os compostos mais produzidos pela indústria química. Sua grande produção se justifica pela grande utilização desse produto no nosso dia a dia, seja de maneira direta ou indireta, dada a sua ampla gama de aplicações.

Na agricultura, por exemplo, a amônia presente no solo é um nutriente essencial para o crescimento das plantas e manutenção do seu metabolismo. Todavia, com o aumento da demanda mundial por alimentos, o nitrogênio presente nos solos geralmente não se encontra em quantidades suficientes para atender as necessidades de produção. Dessa forma, é necessário complementar a quantidade de amônia ao solo através de fertilizantes, para que as plantações possuam nutriente suficiente para seu desenvolvimento. Esses fertilizantes, dotados de amônia, liberam o nitrogênio no solo, que por sua vez são incorporados pela planta, permitindo a sustentação da produção mundial de alimentos. Estima-se que cerca de 90% da amônia produzida em todo o mundo é utilizada para este fim.

Já em nosso dia a dia, a amônia é bastante utilizada como produto de limpeza de nível doméstico e industrial. O hidróxido de amônio é um componente presente em inúmeros produtos de limpeza, sendo encontrada em teores que correspondem de 5 a 10% do produto total. Sua principal ação como produto de limpeza é como desengordurante, sendo também capaz de atuar na remoção ferrugem e graxa de tecidos e manchas de inúmeras superfícies, além de auxiliar na limpeza de superfícies de pedra, vasos sanitários, fornos e fogões. Também, por apresentar uma alta volatilidade, pode ser utilizado em produtos próprios para limpeza de vidros.
Além dos usos citados, a amônia é frequentemente utilizada em processos industriais que necessitam de refrigeração devido às suas propriedades termodinâmicas favoráveis à esta aplicação, sendo empregada em substituição aos gases hidrofluorcarbonos como gás refrigerante. Tal substituição é incentivada pelos governos internacionais devido aos problemas que os gases hidrofluorcabonos causam à camada de ozônio, sendo preferida a utilização de “refrigerantes naturais”, como é o caso da amônia. Esses refrigerantes naturais têm sido considerados soluções mais seguras e econômicas para determinadas aplicações, e que deverão ter papel cada vez mais importante no futuro.

O uso da amônia também é bastante efetivo para o tratamento de efluentes e resíduos industriais, na purificação da água, e como coadjuvante na produção de plásticos, explosivos, tecidos, agroquímicos e corantes. Ademais, pode ser utilizada na indústria de alimentos e bebidas como estabilizantes, e na fabricação de produtos farmacêuticos.

Matérias-primas do portfólio da Usiquímica:

Além de ser utilizada como fertilizante, inúmeras indústrias empregam a amônia como matéria-prima para a produção de produtos de limpeza, plásticos, tecidos, como gás refrigerante, entre outros. A Usiquímica é uma das empresas que atua como fornecedora de amônia na sua forma anidra e também na forma de soluções:

Amônia Gás Anidra: A Amônia na forma anidra pode utilizada como matéria-prima em muitos processos, tais como: Produção de fertilizantes como o Sulfato de Amônio, Nitrato de Amônio, Uréia e Fosfato de Amônio; no setor têxtil para produção de fibras como o nylon; para produção de plásticos, explosivos e produtos químicos; e no setor de produtos de limpeza, como detergentes e amaciantes de roupas. A Amônia Anidra também pode ser usada como Gás de refrigeração. Nota-se, portanto, a importância da Amônia nos mais diversos processos. Por isso, conte com a Usiquímica para o fornecimento de matéria-prima de qualidade para o seu negócio!
Amônia Solução (Hidróxido de Amônio): o produto é produzido em diversas concentrações e de acordo com a demanda do cliente. Suas principais aplicações são nos setores: têxtil, agrícola, borracha, couro, lubrificantes, alimentícios, cosmético, tratamento de efluentes, tintas entre outros.

Saiba mais sobre estes e outros produtos clicando aqui.

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *