Soda Cáustica em solução ou escamas e seu uso no mercado

Soda cáustica é o nome usual do hidróxido de sódio, um composto com altíssimo poder desengordurante e de remoção de sujeiras, cujo emprego abrange desde tarefas domésticas a inúmeros processos da indústria. Para essas aplicações, a soda cáustica está disponível em escamas e na forma de soluções.
Comparativamente às soluções, as escamas têm índices maiores de concentração – e portanto ação mais intensa -, e constituem o modo mais comum de presença da soda cáustica em produtos de uso doméstico, utilizados, entre outras coisas, para desentupir ralos e encanamentos, e em receitas de sabão caseiro.
É, porém, a indústria o maior mercado desse composto, hoje utilizado como insumo em diversos setores produtivos, como: indústria de papel e papelão, de sabão e detergentes, de bebidas e alimentos, óleos e gorduras, laboratórios farmacêuticos, setor têxtil, cerâmica, borracha, curtume, lavanderias, mineração, usinas de açúcar, indústria química, entre outras
Na indústria de papel, por exemplo, a soda cáustica é fundamental no processo denominado ‘polpação’ – no qual a madeira utilizada como matéria-prima é transformada em uma polpa -, e no posterior branqueamento do produto.
published
papel industria
papel industria
foto: https://www.papelkraftsp.com.br/fabricante-de-bobinas-de-papel-kraft
Já a indústria de alimentos vale-se dela tanto em um conjunto bem amplo de processos – como o descascamento químico de vegetais, escaldamento de carnes e amolecimento de frutos, entre outros -, quanto na correção do pH de produtos. Com essa última função – a correção do pH -, ele é empregado também pelo setor farmacêutico.
Propriedades
O emprego mais tradicional da soda cáustica é na fabricação de sabão, cujo início remonta ao século 19. E ainda hoje é ela uma das bases mais empregadas no processo de saponificação, no qual sua reação com um éster forma um tensoativo – a base de sabões e detergentes -, e também glicerol (outra substância utilizada na produção de produtos de limpeza, alimentos e medicamentos).
A soda cáustica é uma base forte, cuja fórmula química é NaOH, e que origina-se da reação de eletrólise do cloreto de sódio (NaCl), em um processo gerador também de cloro e hidrogênio.
Em soluções, ela tem a forma de um líquido viscoso, com aspecto que pode variar entre o incolor e algo levemente acinzentado. Já a soda cáustica em escamas é produzida a partir do processo de evaporação da versão líquida, com a posterior fusão do produto do qual foi retirada da água, e finalmente um processo de escamação.
Com índice de concentração de aproximadamente 98%, as escamas são brancas, e altamente deliquescentes, dissolvendo-se mesmo na umidade do ar.
A soda cáustica da Usiquímica
Devido a seu alto poder corrosivo, manuseada de maneira inadequada a soda cáustica pode trazer riscos para a saúde. Não deve ser colocada em contato com nenhum de nossos tecidos, nem muito menos ingerida. Mesmo a inalação pode gerar efeitos nocivos, como falta de coordenação e dor de cabeça. Sua manipulação deve ser feita com os devidos cuidados e com o uso de equipamentos de proteção.
Por absorver muito facilmente a água, o seu armazenamento deve ser feito em local onde não haja umidade, em embalagem fechada e segura.
No portfolio da Usiquímica há a disponibilidade de soda cáustica em solução 49/50%, e em escamas. Entre as soluções, há uma opção com o Grau Rayon, que no caso do produto em escamas é utilizado como padrão (o Grau Rayon garante padrões de alcalinidade, reatividade e solubilidade requeridos por aplicações que requerem produtos com altíssimo grau de pureza).
Mais informações sobre as soluções de hipoclorito de sódio da Usiquímica estão disponíveis em:
Soda Cáustica Escamas – Rayon
https://assets.ctfassets.net/21bfs0ur5idm/2kUchBCkCuauLj3ms1xgBL/ff2e70e178666d3265fe36681023f386/FISPQ_-_soda_c__ustica_s__lida_rev_05_2018_GHS.pdf
Soda Cáustica Solução 49/50%
Soda Cáustica Solução 49/50% – Rayon

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *