Português Inglês
Blog

Usiquímica completa 78 anos com crescimento sustentável

Captura de Tela 2021-05-05 às 13.33.07

Com pioneirismo, fabricante nacional de produtos químicos investe na diversificação, entra no setor automotivo, torna-se um dos maiores produtores do Arla 32 e também detentora da marca Valvoline no Brasil.

A Usiquímica completa, em maio, 78 anos de atuação com crescimento sustentável e possibilidade de expansão dos negócios. Ao longo de décadas, a empresa nacional investiu em diversificação de produtos para atuar em várias frentes da indústria química, atendendo vários setores, como homecare, têxtil, alimentício, farmacêutico, sucroalcooleiro, metalúrgico, tintas, entre outros.

Sempre inovando e buscando soluções para se expandir no mercado, a empresa galgou participação em várias áreas e hoje acumula posições de destaque como maior produtor de hidróxido de amônia (amônia solução) utilizado em diferentes segmentos da indústria.

Em 2012, a Usiquímica foi inovadora e pioneira, investindo na fabricação do Arla 32, justamente quando as montadoras de veículos a diesel começaram a atender às exigências do Euro 5 – PROCONVE P7.

Concorrendo com multinacionais, a Usiquímica é líder na fabricação do produto. “Investimos em um mercado que estava iniciando e, com o nosso know-how e capacidade para produtividade em larga escala, variedade de produtos e comprometimento com qualidade, nos tornamos referência nesse mercado tão concorrido. Participamos desde o início da formação desse segmento no Brasil, com acirrada disputa, inclusive com multinacionais, e conseguimos despontar como um dos melhores produtores, o que nos enche de orgulho e mostra que devemos melhorar e aprimorar a cada dia”, revela Osvane Lazarone, gerente comercial da Usiquímica.

Com a bem sucedida experiência com o Arla 32 no setor automotivo, a Usiquímica avança novamente para atender outros nichos de mercado. Em 2018, foi nomeada parceira comercial da Valvoline, marca norte-americana de óleos lubrificantes, com presença global e mais de 150 anos de história. “Com esta nova oportunidade, obtivemos um novo horizonte e alcançamos excelentes resultados. A marca só cresce no Brasil, estruturamos a rede de distribuição, ampliamos constantemente o portfólio com produtos de alta tecnologia e com variedade para cobertura da frota circulante de veículos. Esse segmento tem significativa participação no faturamento total do grupo e a tendência é de expansão ao longo dos próximos anos. O licenciamento da Valvoline só nos impulsionou a buscarmos novas frentes de negócio”, ressalta o gerente.

Segundo Osvane, para dar conta da demanda interna, o grupo iniciou uma nova operação, em 2014, com a Praxis, empresa de embalagens plásticas que fornece para os itens Valvoline e também para o mercado externo, sendo uma unidade independente.

Por essa visão arrojada e focada em diversificação de produtos e atuação em diferentes nichos de mercado, a Usiquímica evolui e imprime sólido e robusto crescimento, buscando aprimorar novas soluções para os mais variados setores.

É desta forma que a fabricante segue em frente com quase oito décadas, vislumbrando novas oportunidades. “Em breve, teremos novidades em nosso portfólio, mais um novo produto que vamos lançar até o segundo semestre”, comenta Osvane.