O aumento da quantidade de veículos automotores circulantes causa além do congestionamento, um aumento da degradação ambiental através da poluição do ar. Esse crescente número de automóveis pode ocasionar sérios danos à saúde humana, sendo necessária a adoção de medidas eficazes de controle da poluição veicular. O processo de queima incompleta de combustíveis fósseis gera inúmeras substâncias nocivas ao meio ambiente, dentre elas os óxidos de nitrogênio (NOx), os quais são regulamentados pela legislação. Devido a esse aumento desenfreado da poluição ambiental com gases tóxicos, em 1986 o Governo Federal instituiu, com base no padrão europeu, o PROCONVE (Programa de Controle de Poluição de Ar por Veículos Automotores), que tem como principal objetivo a redução progressiva da contaminação atmosférica das fontes móveis por meio do estabelecimento de limites máximos de emissões. Uma das medidas adotadas para atender à exigência do PROCONVE na redução das emissões de NOx foi a implementação do sistema SCR (Selective Catalytic Reduction) que é capaz de reduzir significativamente a emissão de NOx na atmosfera injetando-se uma solução aquosa a base de ureia, o Arla 32. Arla 32 é o acrônimo usado para “Agente Redutor Líquido Automotivo” e o número 32 se refere ao nível de concentração de ureia (32,5%) em água desmineralizada.
Mas o que um Arla de má qualidade pode ocasionar no meio ambiente?
O Arla tem a função de promover a redução dos óxidos de nitrogênio convertendo-os em amônia (NH3) e dióxido de carbono (CO2). Uma vez que os NOx gasosos do tubo de exaustão reagem com a amônia dentro do catalisador, as moléculas de NOx são convertidas em nitrogênio e água e são liberados para a atmosfera na forma de vapor. Caso o Arla adicionado ao veículo seja de qualidade ruim e não seja capaz de promover essa conversão de maneira eficiente, os óxidos de nitrogênio continuarão a serem lançados na atmosfera. Também, caso o Arla introduzido no veículo não seja inspecionado, ele pode apresentar substâncias nocivas ao meio ambiente promovendo uma degradação ambiental ainda mais acentuada.
Conscientize-se e adquira um Arla 32 de qualidade. Você sabia que a Usiquímica pode te ajudar nesta aquisição?
Matérias-primas do portfólio da Usiquímica:
Antes de comprar o Arla 32, certifique-se que o revendedor é autorizado e de confiança. A Usiquímica é uma das empresas que atua como fornecedora de Arla 32, pronto para a utilização nos automóveis, bem como da ureia ultrapura, que pode ser utilizada para o preparo do Arla 32. O Arla 32 costuma apresentar prazo de validade de 12 meses quando mantido em temperaturas médias de 30 °C, e de 6 meses quando mantido a temperaturas médias de 30 e inferiores a 35 °C.
Arla 32: O uso do Arla 32 tornou-se obrigatório na maioria dos caminhões e ônibus e de a vários veículos leves a diesel produzidos no Brasil com o objetivo de minimizar a emissão de poluentes pelos motores abastecidos com diesel. O Arla 32 deve ser obrigatoriamente utilizado nos veículos que contam com a tecnologia SCR, especialmente desenvolvida para o tratamento de gases de veículos.
Ureia Grau Arla/ Automotiva: A Ureia Grau Arla é conhecida também como Ureia Premium ou Ureia Grau Automotivo. Por sua altíssima qualidade, representada pelos baixos teores de contaminantes como metais, biuretos, aldeídos e fosfatos, ela é utilizada para a produção de Arla 32.
Saiba mais sobre estes e outros produtos em www.usiquimica.com.br/produtos