Nossa História

Usiquímica foi inaugurada em 8 de maio de 1943 por Manoel Gimenez Henriques, empreendedor de origem espanhola que vislumbrou o potencial de desenvolvimento da indústria química no Brasil. Inicialmente

 batizada “Indústria Química Gimenez”, a empresa começou produzindo Ácido Nítrico Concentrado, na cidade de São Paulo, para atender à demanda da região Sudeste. Com intenso trabalho e empenho na qualidade de seus produtos, a Usiquímica transformou-se no principal fabricante de Hidróxido De Amônio no Brasil e líder na distribuição de Ácido Clorídrico, Amônia Anidra, Hipoclorito de Sódio, Ácido Nítrico e Ácido Fluorídrico. Além disso é um dos principais players do mercado de Arla 32.

Comandada pela terceira geração da família Gimenez, a Usiquímica tem ampliado seu leque de produtos e, para manter alto grau de excelência, tem passado por constante processo de modernização. Hoje conta com uma das mais modernas instalações de distribuição de produtos químicos no Brasil e possui a maior e mais sofisticada planta de produção de Hidróxido De Amônio do país. Suas instalações de tanques têm capacidade de armazenagem de mais de um milhão de litros, para diferentes aplicações. Além disso, sua unidade de envasamento tem capacidade de 30 mil litros por hora. Todo o processo de produção, envasamento e carregamento é monitorado pelo sistema SDCD de última geração, que garante alta confiabilidade e segurança.

Usiquímica, ao longo dos 76 anos atuando no mercado de produtos químicos para diversos segmentos da indústria, pioneira na fabricação de Hidróxido de Amônia e na importação de Ácido Fluorídrico, iniciou, em 2012, a produção do Arla 32. Esta foi a primeira etapa do seu ingresso na linha automotiva, que culminou com a assinatura de um contrato de licenciamento de marca com a empresa Valvoline. Neste contrato a Usiquímica passa a deter, com exclusividade no país, os direitos de uso da marca para fabricação, importação, distribuição e divulgação de produtos, respondendo pelas áreas de vendas, marketing, concepção da estratégia de negócios até a sua execução, administrando o dia-a-dia das operações comerciais e de pós-vendas. Esta nova parceria consolida a atuação da Usiquímica no mercado automotivo brasileiro.

Inaugurada em 08 de maio de 1943, por Manoel Gimenez Henriques, em São Paulo.

Hoje conta com uma das mais modernas instalações de distribuição de produtos químicos no Brasil.

Principal fabricante de Hidróxido De Amônio no Brasil.

Em 2012 iniciou a produção do Arla 32, primeira etapa do seu ingresso na linha automotiva.

Licenciamento da marca com a empresa americana Valvoline, que produz lubrificantes há 150 anos.

Confiabilidade

Somos uma empresa certificada nos mais qualificados registros ISO 9001

Missão

Desenvolver negócios com produtos químicos e automotivos, oferecendo tecnologia, performance, segurança de fornecimento e confiabilidade. Agregar valor à cadeia de clientes e dos fornecedores com serviços de logística integrada, suporte técnico e comercial.

Valores

  • Ética – Atuar com responsabilidade no exercício de nossas atividades.
  • Sustentabilidade – Estar consciente de que a sobrevivência dos negócios depende da capacidade de preservação dos recursos naturais.
  • Excelência – Buscar a melhoria contínua dos processos e a satisfação das necessidades dos clientes, superando suas expectativas.
  • Confiabilidade – Construir relacionamentos abertos, transparentes e apoiados em confiança mútua.
  • Capacitação – Promover e estimular o desenvolvimento pessoal e profissional por meio do aprimoramento do conhecimento.

Visão

Estar entre as 1000 maiores empresas em faturamento do Brasil até 2024.