Controle de emissões de NOx em centrais elétricas e outras instalações industriais
Você já ouviu falar em NOx? O termo óxidos de nitrogênio – NOx – refere-se a uma mistura gasosa de óxido nítrico (NO) e dióxido de nitrogênio (NO2). Esses gases são provenientes das usinas de geração de energia, caldeiras e turbinas industriais, equipamentos de construção e marítimos, automóveis, embarcações marítimas, combustão de óleo e gás residencial e de procedimentos de tratamento de metais, quando aplicados processos térmicos a altas temperaturas.
No âmbito nacional, a emissão de gases NOx é padronizada pela CONAMA (Conselho Nacional do Meio Ambiente), 436 de 22/12/2011 que regulamenta as emissões de NOx para as plantas industrias instaladas a partir do ano de 2007 e o CONAMA 382 de 26/12/2006 para as plantas anteriores a 2007. Estas legislações regulamentam as emissões máximas de vários contaminantes atmosféricos, entre eles o NOx (óxidos de nitrogênio).
E caso a indústria não atenda as especificações das leis, estará sujeita a multa. Felizmente, o controle da poluição é possível de ser realizado e existem inúmeras formas de controle dos NOx. Este controle das emissões é primordial não só para atender a legislação vigente, mas também para limitar o impacto destes gases ao meio ambiente.
O método de combustão não-estequiométrica modifica a configuração de uma caldeira para reduzir a quantidade de NOx que ela produz. Esta técnica é uma das técnicas mais sustentáveis e inclui a Redução Seletiva Não Catalítica (SNCR) que envolve a introdução de uma solução de amônia (NH3) ou ureia em uma zona de gás aquecida contendo NOx, sob altas temperaturas e na presença de oxigênio. Esta reação decompõe o NOx em nitrogênio (N2) e água (H2O); processo similar pode ser realizado na presença de um catalisador, neste caso, se trata de uma Redução Catalítica Seletiva (SCR). O SCR envolve a introdução de amônia (NH3) ou ureia em uma zona de gás de combustão que é canalizada sobre um leito catalítico. Os gases NOx presentes reagirão prontamente com o oxigênio na presença de um catalisador para formar nitrogênio (N2) e água (H2O).
A amônia anidra pode ser usada diretamente com os sistemas de SNCR e SCR em uma forma gasosa (mais frequentemente) ou em um estado líquido. A amônia anidra é normalmente armazenada sob pressão (5-10 bar), mas também pode ser armazenada em pressão atmosférica quando armazenada a -33°C.
A Usiquímica, referência no mercado de químicos, possui os produtos necessários para o controle de NOx, sendo eles amônia solução, ureia ou ureia solução, conforme a necessidade de cada cliente, entre em contato conosco!