Como funciona o Arla 32 dentro do motor? Todos os dias, ao sair de casa, você coloca a chave na ignição do carro, gira-a, o motor começa a funcionar e o carro se move, liberando gases oriundos da queima dos combustíveis. Sem dúvidas a invenção do automóvel foi um marco do final do século XIX, e trouxe muita comodidade às nossas vidas, moldando todo o estilo que encaramos as distâncias atualmente. Embora mais esforços sejam dedicados ao aprendizado de como manobrar um automóvel, não é preciso de muito conhecimento de como um carro funciona para que seja utilizado. Apesar disso, é muito interessante conhecer os fenômenos que estão por trás dessa invenção.
A peça-chave para entender um automóvel sem dúvidas é o seu motor. O motor que está presente nos caminhões funciona a partir do Ciclo Diesel, sendo a sua principal característica a alta de taxa de compressão. Neste processo, inicialmente, o ar é admitido pela câmara na primeira etapa através da válvula de admissão, que se fecha no final desta etapa. Na segunda etapa, o pistão comprime a massa de ar, e ao terminar a compressão, injeta-se combustível sob pressão no interior da câmara através de um bico injetor. Dada a alta compressão realizada, há um aumento da temperatura (~800 °C) que, associado a esta alta pressão (39-44 bar), promove uma explosão da mistura ao se injetar combustível na câmara. A terceira etapa se encerra com a expansão dos gases oriundos desta explosão, fazendo com que o pistão suba. A energia da explosão provoca um movimento no pistão, e transforma a energia térmica em energia mecânica, o que faz o carro se movimentar. O ciclo se encerra com a abertura da válvula de descarga, permitindo que os gases formados na combustão sejam liberados. Após esta etapa, todo o processo se repete.
O ciclo que ocorre no motor é suficiente para que o combustível seja convertido em energia e gases de exaustão. Mas o que acontece com os gases que são produzidos? Um cuidado especial deve ser tomado com relação a estes gases, uma vez que eles são uma mistura de óxidos de nitrogênio (NOx). Estes gases, se liberados diretamente no meio ambiente, podem causar sérios problemas de saúde e também ao nosso ecossistema, sendo considerados uma das principais fontes de poluição atmosférica nos grandes centros urbanos. Sendo assim, é crucial que estes gases sejam neutralizados antes de serem enviados para o ar. E qual seria a alternativa para o tratamento destes gases antes de seu lançamento? Bom, é aí que entra em cena o Arla 32.
Arla é a abreviação para “Agente Redutor Líquido de óxidos de nitrogênio (NOx) Automotivo”. Já o número 32 é em decorrência da concentração de solução de ureia (32,5%) em água desmineralizada. Assim, o Arla 32 se refere a uma mistura líquida aplicada em veículos automotivos equipados com um sistema de Redução Catalítica Seletiva (SCR). A sua utilização implica em redução das emissões de poluentes provenientes da queima de combustíveis, sendo capaz de reduzir em até 98% as emissões de NOx.
Seu modo de operação não tem nada de especial. De maneira simplificada, o Arla 32 do tanque é injetado no tubo de exaustão, localizado a frente do catalisador SCR (a jusante – saída – do motor). A medida em que o Arla 32 é aquecido na exaustão, ele é convertido em amônia (NH3) e dióxido de carbono (CO2). Uma vez que os NOx gasosos do tubo de exaustão reagem com a amônia dentro do catalisador, as moléculas de NOx são convertidas em nitrogênio e água, e são liberados para a atmosfera na forma de vapor. Com relação a sua quantidade, em média, é necessário 5% do volume de diesel para a movimentação da carga: isso quer dizer que para cada 20 litros de diesel, é necessário 1 litro de Arla 32. Mas atenção, o Arla 32 não deve ser misturado ao combustível: todo veículo que possui o sistema SCR apresenta um tanque específico para o Arla 32, que não deve ser o mesmo que o dos combustíveis.
Devido a sua alta eficiência e custos, o sistema SCR – aquele que funciona com Arla 32 – começou a ser oferecido por todos os fabricantes de caminhões e ônibus a partir de Janeiro de 2012, sendo uma opção bastante interessante para veículos de grande porte.
Matérias-primas do portfólio da Usiquímica:
Antes de comprar o Arla 32, certifique-se que o revendedor é autorizado e de confiança. A Usiquímica é uma das empresas que atua como fornecedora de Arla 32, pronto para a utilização nos automóveis, bem como da ureia ultrapura, que pode ser utilizada para o preparo do Arla 32. O Arla 32 costuma apresentar prazo de validade de 12 meses quando mantido em temperaturas médias de 30 °C, e de 6 meses quando mantido a temperaturas médias de 30 e inferiores a 35 °C.
Arla 32: O uso do Arla 32 tornou-se obrigatório na maioria dos caminhões e ônibus produzidos no Brasil com o objetivo de minimizar a emissão de poluentes pelos motores abastecidos com diesel. O Arla 32 deve ser obrigatoriamente utilizado nos veículos que contam com a tecnologia SCR, especialmente desenvolvida para o tratamento de gases de veículos.
Ureia Grau Arla/ Automotiva: A Ureia Grau Arla é conhecida também como Ureia Premium ou Ureia Grau Automotivo. Por sua altíssima qualidade, representada pelos baixos teores de contaminantes como metais, biuretos, aldeídos e fosfatos, ela é utilizada para a produção de Arla 32.
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