As grandes distâncias percorridas pelas pessoas diariamente, principalmente nas metrópoles, fizeram com que houvesse um aumento da demanda por automóveis nas últimas décadas. O aumento nesta frota de veículos automotores exige cada vez mais quantidade de combustíveis que sirvam de fonte de energia para a movimentação destas máquinas. O grande problema da queima destes combustíveis pelos veículos é a emissão de gases e materiais particulados (MPs) responsáveis pela poluição atmosférica.
Em decorrência da poluição atmosférica liberada pela queima dos combustíveis, o Brasil instituiu, em 1986, o Programa de Controle de Poluição do Ar por Veículos Automotores – o Proconve. Dividido em fases, o programa tem por objetivo estabelecer limites para a emissão de poluentes. De acordo com o estabelecido pelo Proconve, que atualmente está na fase P7 no Brasil, ônibus e caminhões que operam a partir do ciclo do diesel, precisam ser adaptados com sistema de pós-tratamento dos gases de escapamento, e é aqui que o Arla 32 tem sua importância.
O Arla 32 é um produto químico, à base de ureia, que deve ser injetado nos sistemas de pós-tratamento dos gases, chamados de SCR (do inglês Selective Catalytic Reduction, que em português significa Redução Catalítica Seletiva). Este produto tem como função reduzir a concentração de Óxido de Nitrogênio (NOx) após a queima de combustível. Caso sejam liberados no ar, os MPs podem causar problemas respiratórios nas pessoas, tais como asma, bronquite, além de constrição dos brônquios. Já os NOx atuam nos alvéolos pulmonares, podendo causar enfisema, além de ser considerado tóxico e prejudicar o sistema imunológico. Além disso, os NOx são agentes causadores de problemas ambientais como a chuva ácida, que prejudicam solo, vegetação, águas e construções (edifícios, pontes, monumentos etc). O papel do Arla 32, em conjunto com o catalisador presente no veículo, é converter o NOx em Nitrogênio e vapor d’água, que são substâncias que não prejudicam a qualidade do ar. Estima-se que o uso irregular, ou ainda a falta de uso do Arla 32 aumente em até 5 vezes a emissão de gases NOx na atmosfera, e que podem levar à ardência nos olhos, nariz, alergias, e em casos mais graves, à morte do motorista por doenças respiratórias.
Entretanto, deve-se estar atento à qualidade do Arla 32 aplicado no veículo: jamais aplique Arla 32 fabricado de maneira clandestina ou caseira. As impurezas presentes no Arla 32 podem causar a formação de depósitos nos componentes do sistema SCR. O problema destes depósitos é que pode ocorrer danos irreversíveis ao veículo, com prejuízos no motor e necessidade de manutenção corretiva. Além disso, produtos clandestinos podem reduzir o desempenho do automóvel, e aumentar a necessidade de consumo de combustível, elevando consideravelmente os custos de operação do transportador. A compra do produto deve ser realizada através de fornecedores certificados pelo Inmetro (Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia).
Se os fatores listados anteriormente ainda não te convenceram sobre a importância do uso correto do Arla 32, saiba que fraudes relacionadas a este produto desrespeitam as leis nacionais e resultam em infração em relação ao meio ambiente, com valores que podem chegar à cifra de R$ 10 mil reais. Não bastasse a multa, a infração é considerada grave pelo Código Brasileiro de Trânsito (CTB), podendo o motorista ser autuado e o veículo retido para regularização.
Matérias-primas do portfólio da Usiquímica:
Como visto, a correta utilização do Arla 32 é muito importante, tanto para o meio ambiente quanto para atender as leis nacionais de trânsito. A Usiquímica é uma das empresas que atua como fornecedora de Arla 32, pronto para a utilização nos automóveis, bem como da ureia ultrapura, que pode ser utilizada para o preparo do Arla 32.
Arla 32: O uso do Arla 32 tornou-se obrigatório na maioria dos caminhões e ônibus produzidos no Brasil com o objetivo de minimizar a emissão de poluentes pelos motores abastecidos com diesel. O Arla 32 deve ser obrigatoriamente utilizado nos veículos que contam com a tecnologia SCR, especialmente desenvolvida para o tratamento de gases de veículos.
Ureia Grau Arla/ Automotiva: A Ureia Grau Arla é conhecida também como Ureia Premium ou Ureia Grau Automotivo. Por sua altíssima qualidade, representada pelos baixos teores de contaminantes como metais, biuretos, aldeídos e fosfatos, ela é utilizada para a produção de Arla 32.
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