Ácido Fluorídrico: Características e aplicações

O ácido fluorídrico foi descoberto em 1771 pelo químico sueco Carl Wilhelm Scheele ao investigar o mineral chamado fluorita (fluoreto de cálcio). O ácido fluorídrico é uma solução de fluoreto de hidrogênio (HF) em água e apresenta como características ser incolor e altamente corrosivo. Em 1930, com a demanda crescente do freon (gás refrigerante), a indústria de ácido fluorídrico ganhou visibilidade. A sua produção proveniente da fluorita é realizada em altas temperaturas (250ºC) em que o mineral reage com uma solução concentrada de ácido sulfúrico, formando o fluoreto de hidrogênio. O ácido fluorídrico também pode ser obtido como um subproduto da extração de ácido fosfórico da apatita para a produção de fertilizantes.

O fluoreto de hidrogênio (HF) é usado na produção industrial de produtos químicos contendo flúor. Entre eles, os fluorocarbonos, que são usados ​​como fluidos refrigerantes (clorofluorcarbonos (CFC’s)) devido a sua baixa toxicidade, baixa inflamabilidade, alta volatilidade e alta estabilidade química e térmica. E na produção de polímeros como politetrafluoretileno, também conhecido como Teflon®, o qual é sintetizado a partir de quatro componentes: fluorspar, ácido fluorídrico, clorofórmio e água, que são combinados em uma câmara de reação química aquecida.

Este ácido também é utilizado para a produção de fluoreto de alumínio, fluoreto de sódio e outros sais de fluoreto. Na produção de produtos químicos de urânio, o fluoreto de hidrogênio é usado para separar os isótopos de urânio. Além disso, este composto também é usado na gravação de vidros e metais. A razão pela qual HF (ácido fluorídrico) é usado para gravação em vidro é devido a formação de uma forte ligação entre os ânions de flúor e as moléculas de silício que estão presentes no vidro. O HF é um composto capaz de penetrar no vidro deslocando facilmente o oxigênio do dióxido de silício.

 

Matérias-primas do portfólio da Usiquímica:

E você, já conhece os produtos à base de HF do portfólio da Usiquímica? A Usiquímica atua no fornecimento de HF na forma de solução e também na forma anidra:

 

Ácido Fluorídrico 71%: O Ácido Fluorídrico, conhecido, também, por sua fórmula química HF, é um produto de aplicação em vários segmentos da indústria brasileira. Ele é utilizado na metalurgia, mineração, na fabricação de produtos de limpeza industrial e automotiva, vidro, bastante usado na produção de sais fluorados, defensivos agrícolas, criolita e gases refrigerantes entre outros. É um material 100% importado e a Usiquímica se destaca como a maior importadora deste produto na América Latina. Por isso, possuímos um produto de excelente qualidade com atendimento para todo o Brasil.

 

Ácido Fluorídrico Anidro: O Ácido Fluorídrico Anidro é chamado assim por possuir uma concentração altíssima, superior a 99,95%, sendo, portanto, quase que totalmente isento de água. É utilizado principalmente na produção de gases refrigerantes, na produção de defensivos agrícolas e como catalisador nos processos de alquilação de gasolina (aumento de octanagem).

 

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *