Ácido Fluorídrico na indústria de produto de limpeza

O ácido fluorídrico é uma solução aquosa de fluoreto de hidrogênio, também conhecido por HF. O HF é um líquido fumegante que tem ponto de ebulição de 20oC e, em temperatura ambiente, pode se apresentar na forma de vapor incolor ou líquido volátil, sendo muito solúvel em água. As soluções de HF são incolores, ácidas e altamente corrosivas, sendo, por isso, muitas vezes aplicado na limpeza pesada. Grande parte dos compostos que possuem em sua composição o flúor são obtidos a partir do HF. A principal rota de produção de HF atualmente é através da fluorita sólida, um tipo de mineral, cujas maiores reservas lavráveis se encontram na África do Sul, México e China. Apesar de sua produção industrial ser decorrente principalmente da reação entre a fluorita sólida e o ácido sulfúrico concentrado, o HF também pode ser obtido como subproduto do processo de extração do fósforo do mineral fluorapatita.

Dada as suas características físico-químicas, ele é ideal para fabricação de limpadores, que por sua vez podem ser aplicados principalmente para higienizar banheiros e cozinhas, devido ao acúmulo de gordura e proliferação de microrganismos e bactérias que costuma ocorrer nestes locais. Produtos de limpeza que possuem o ácido fluorídrico em sua formulação são ideais para remoção de depósitos de gordura que contém fungos e bactérias localizados em azulejos, pias e também em vasos sanitários.

O valor prático do HF para aplicações domésticas e industriais surge de seu comportamento agressivo. Por exemplo, O HF é amplamente utilizado na limpeza de aço inoxidável (em um processo denominado decapagem), na gravação de vidro, na remoção de óxidos de metais e também na purificação de quartzo. A capacidade do HF de remover óxidos de metais é a principal razão para seu uso na remoção de ferrugem e manchas industriais e domésticas. E você sabe o porquê do ácido fluorídrico ser considerado um ótimo produto para compor os produtos de limpeza? Ácidos, de maneira geral, possuem a capacidade de protonar outras substâncias, fazendo com que se transformem em substâncias removíveis com o uso de água. Assim, o ácido promove a remoção da camada superior de uma superfície, de concreto ou metal, por exemplo, abrindo poros e fornecendo uma superfície limpa. Devido as características ácidas do ácido fluorídrico, os limpadores produzidos a partir de HF são chamados de limpadores a base de ácido forte.

Apesar de bastante aplicável como produto de limpeza, a gama de aplicações do HF não se restringe unicamente a fabricação deste tipo de produto. O HF, por exemplo, também é muito aplicado pelas indústrias farmacêuticas, incluindo o seu uso para síntese de vários medicamentos; e indústrias de materiais, como na síntese do teflon. O ácido fluorídrico também pode ser usado em gravação de vidro, fabricação de semicondutores, fertilizantes e defensivos agrícolas, purificação e tratamento de superfícies de metais, produtos automotivos dentre outras aplicações indústrias.

Matérias-primas do portfólio da Usiquímica:
E você, já conhece os produtos à base de HF do portfólio da Usiquímica? A Usiquímica atua no fornecimento de HF na forma de solução e também na forma anidra:

Ácido Fluorídrico 71%: O Ácido Fluorídrico, conhecido, também, por sua fórmula química HF, é um produto de aplicação em vários segmentos da indústria brasileira. Ele é utilizado na metalurgia, mineração, na fabricação de produtos de limpeza industrial e automotiva, vidro, bastante usado na produção de sais fluorados, defensores agrícolas, criolita e gases refrigerantes entre outros. É um material 100% importado e a Usiquímica se destaca como a maior importadora deste produto na América Latina. Por isso, possuímos um produto de excelente qualidade com atendimento para todo o Brasil.

Ácido Fluorídrico Anidro: O Ácido Fluorídrico Anidro é chamado assim por possuir uma concentração altíssima, superior a 99,95%, sendo, portanto, quase que totalmente isento de água. É utilizado principalmente na produção de gases refrigerantes, na produção de defensivos agrícolas e como catalisador nos processos de alquilação de gasolina (aumento de octanagem).

 

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *