Arla 32 adulterado é crime! Confira as consequências

O Brasil como um país predominantemente rodoviarista, apresenta hoje uma grande frota de veículos automotores. Estima-se que cerca de 75% da produção nacional seja transportada por caminhões. No entanto, este grande número de veículos automotores gera grandes consequências ambientais em vista da queima dos combustíveis. Por este motivo, o CONAMA (Conselho Nacional do Meio Ambiente) criou o PROCONVE (Programa de Controle da Poluição do Ar por Veículos Automotores), cujos objetivos incluem a redução da emissão de poluentes, promoção do desenvolvimento tecnológico nacional e a melhoria da qualidade dos combustíveis. Dentro das medidas sancionadas pelo PROCONVE está a obrigatoriedade de uso do sistema SCR (redução catalítica seletiva) e do Arla 32, uma mistura de ureia de alta pureza e água desmineralizada. Esta mistura reage quimicamente dentro do catalisador dos veículos com o sistema SCR e transforma os óxidos de nitrogênio, que são gases poluentes, em nitrogênio e água, que são inofensivos ao ambiente.

Entretanto, apesar da obrigatoriedade do uso, vários veículos utilizam de artifícios para burlar a lei. Entre esses artifícios está o uso de chips inibidores que enganam o sistema de bordo veículo e o uso impróprio do Arla 32.

 

Mas quais as consequências legais do uso de Arla 32 adulterado?

O uso de Arla 32 é fiscalizado pelo IBAMA (Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis) e pela PRF (Polícia Rodoviária Federal). Se nas fiscalizações forem constatadas irregularidades, o responsável será autuado e o veículo será apreendido. A autuação ocorre com base no Decreto Federal n° 6.514/2008, artigos 68 e 71, que tratam de infrações em relação ao meio ambiente. A multa prevista para cada artigo pode chegar a R$ 10 mil por automóvel. Em caso de apreensão, a liberação do veículo é condicionada à correção da irregularidade. Além disso, o Código Brasileiro de Trânsito classifica o uso inadequado de Arla 32 como infração grave, podendo o motorista ser autuado com cinco pontos na carteira de habilitação. Na esfera penal, o infrator poderá responder a crime ambiental por causar poluição de qualquer natureza que resulta em danos à saúde humana. Isto é previsto no artigo 54 da Lei de Crimes Ambientais, o qual estipula como pena a reclusão de um a quatro anos, além da multa.

Conscientize-se e adquira um Arla 32 de qualidade. Você sabia que a Usiquímica pode te ajudar nesta aquisição?

 

Matérias-primas do portfólio da Usiquímica:

Antes de comprar o Arla 32, certifique-se que o revendedor é autorizado e de confiança. A Usiquímica é uma das empresas que atua como fornecedora de Arla 32, pronto para a utilização nos automóveis, bem como da ureia ultrapura, que pode ser utilizada para o preparo do Arla 32. O Arla 32 costuma apresentar prazo de validade de 12 meses quando mantido em temperaturas médias de 30 °C, e de 6 meses quando mantido a temperaturas médias de 30 e inferiores a 35 °C.

Arla 32: O uso do Arla 32 tornou-se obrigatório na maioria dos caminhões e ônibus produzidos no Brasil com o objetivo de minimizar a emissão de poluentes pelos motores abastecidos com diesel. O Arla 32 deve ser obrigatoriamente utilizado nos veículos que contam com a tecnologia SCR, especialmente desenvolvida para o tratamento de gases de veículos.

Ureia Grau Arla/ Automotiva: A Ureia Grau Arla é conhecida também como Ureia Premium ou Ureia Grau Automotivo. Por sua altíssima qualidade, representada pelos baixos teores de contaminantes como metais, biuretos, aldeídos e fosfatos, ela é utilizada para a produção de Arla 32.

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *