Cuidados no transporte e armazenamento de Ácido fluorídrico

Cuidados no transporte e armazenamento de Ácido fluorídrico

Quais são cuidados no transporte e armazenamento de Ácido fluorídrico?

O ácido fluorídrico tem sido utilizado como matéria-prima para a fabricação de diversos produtos e aplicações industriais, sendo grande o seu espectro de aplicação, variando desde o seu uso como agente de limpeza até sua aplicação como gás refrigerante em processos industriais. Formado por hidrogênio e flúor, este ácido é fundamental para muitos ramos industriais, sendo aplicado nas metalúrgicas, indústrias de polímeros, fabricação de produtos de limpeza, defensivos agrícolas, e até mesmo como catalisador no processamento do petróleo.

Apesar de bastante aplicada mundialmente, o manuseio, transporte e armazenamento de ácido fluorídrico requerem alguns cuidados básicos. Por exemplo, com relação ao transporte, os veículos destinados ao seu transporte, bem como tanques e embalagens devem estar de acordo com as exigências legais recomendadas pela Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) e pelo Instituto Nacional de Metrologia, normalização e qualidade industrial (INMETRO). Além destas exigências, as transportadoras devem possuir a licença do exército para o transporte deste ácido.

Dentre os requisitos para o transporte, os veículos devem estar equipados com um conjunto de ferramentas para estancar possíveis vazamentos nas válvulas dos tanques de carga. As ferramentas exigidas incluem válvulas, abraçadeiras, parafusos, tampas, chaves de diferentes tipos e tamanhos, martelo, espátula e alicate de corte. Este conjunto de ferramentas é denominado “kit para ácido fluorídrico” (Norma ABNT NBR 10271:2021), e é projetado especificamente para estancar vazamentos. Além deste kit, a norma brasileira exige que o veículo esteja equipado com um kit de primeiros socorros, que incluem luvas Neoprene, pasta e solução de gluconato de cálcio, seringas, esparadrapos, algodão, tesoura, e também um guia de instruções de primeiros socorros e tratamento médico de vítimas expostas ao ácido fluorídrico.

Quanto ao manuseio do ácido fluorídrico, recomenda-se abrir com cautela o recipiente que contém o ácido, além de não deixar o produto entrar em contato com a pele. Também recomenda-se manusear o ácido em áreas bem ventiladas e/ou com sistema de exaustão de gases, evitando aspirar os vapores provenientes da solução. Além disso, usar óculos de proteção, luvas de policloroprene/butilo, roupa protetora contra ácidos, botas de borracha, e máscara com filtro E-(P3) em casos de formação de vapor/aerossol. Após o seu manuseio, deve-se lavar as mãos, tomar banho após o trabalho utilizando bastante água e sabão, e lavar as roupas antes do seu reuso.

Quanto ao armazenamento, recomenda-se que o ácido fluorídrico seja armazenado separado de todas as outras substâncias, em frasco hermeticamente fechado, e em local bem ventilado. O acesso ao frasco contendo o ácido fluorídrico deve ser restrito a operadores autorizados e devidamente capacitados. Por apresentar alta corrosividade, ele é incompatível com metais, concreto, vidro, além de reagir com borracha e couro, devendo ser armazenado em embalagens de materiais sintéticos. Por este motivo, ele costuma ser armazenado em recipientes de plástico, como polietileno (PE) ou politetrafluoretileno (Teflon).

 

Matérias-primas do portfólio da Usiquímica: 

O ácido fluorídrico pode ser utilizado tanto na sua forma anidra como na forma de solução. A Usiquímica atua no fornecimento de HF em ambas as formas:

Ácido Fluorídrico 71%: O Ácido Fluorídrico, conhecido, também, por sua fórmula química HF, é um produto de aplicação em vários segmentos da indústria brasileira. Ele é utilizado na metalurgia, mineração, na fabricação de produtos de limpeza industrial e automotiva, vidro, bastante usado na produção de sais fluorados, defensores agrícolas, criolita e gases refrigerantes entre outros. É um material 100% importado e a Usiquímica se destaca como a maior importadora deste produto na América Latina. Por isso, possuímos um produto de excelente qualidade com atendimento para todo o Brasil. Clique aqui para ver mais sobre o produto.
 

Ácido Fluorídrico Anidro: O Ácido Fluorídrico Anidro é chamado assim por possuir uma concentração altíssima, superior a 99,95%, sendo, portanto, quase que totalmente isento de água. É utilizado principalmente na produção de gases refrigerantes, na produção de defensivos agrícolas e como catalisador nos processos de alquilação de gasolina (aumento de octanagem). Clique aqui para ver mais sobre o produto.

Para ver todos os produtos que temos disponível, clique aqui.

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *