Detergente líquido associa eficiência, economia e conveniência graças aos compostos de Lauril e Ácido Sulfônico.

O detergente líquido se tornou um produto utilizado em alta escala por cumprir funções como: limpeza e ação desengordurante em superfícies e objetos de maneira rápida e eficaz.
Combinando uma ação poderosa com uma aplicação simples e prática, o detergente líquido tornou-se um artigo de uso muito difundido, cotidianamente utilizado na limpeza de utensílios e ambientes por pessoas de todas as condições sociais, nas mais diversas regiões de nosso planeta.
E não é difícil explicar esse uso tão generalizado e frequente: basta lembrar que os detergentes líquidos são capazes de limpar e desengordurar as mais diversas superfícies, sem provocar-lhe nenhum dano.
Mas eles também são bastante econômicos, seja por seu preço de aquisição acessível, seja por uma variedade de usos que permite sua utilização inclusive como substituto de outros dos inúmeros produtos de limpeza hoje disponíveis.
Um produto, muitos usos
O detergente líquido é associado principalmente à lavagem de louças, talheres, panelas e outros utensílios de cozinha. E, realmente, é insuperável nessa tarefa. Mas ele é muito competente também em outras tarefas, todas elas igualmente importantes para um ambiente limpo e higienizado. Algumas delas:
●             Tirar manchas de gordura de tecidos e estofados: basta aplicar um pouco do produto sobre o local, esfregar e enxaguar. Isso pode ser feito mesmo com tecidos delicados, que não serão danificados (há inclusive quem recomende somente detergentes líquidos para a limpeza de peças de roupas mais delicadas, que são lavadas à mão).
●             Limpar superfícies engorduradas: pias, pisos frios, janelas, partes externas de fogões e refrigeradores, tudo isso por ser perfeitamente limpo com um pouco de detergente e um pano úmido (a espuma formada na limpeza deve posteriormente ser retirada com um pano seco).
●             Eliminar insetos: formigas e outros pequenos insetos afastam-se de locais onde é borrifado detergente diluído em água. Essa solução é especialmente interessante para locais onde não é aconselhável aplicar inseticidas.
●             Outros usos: há recomendações também para uso de um detergente em aplicações específicas, como a limpeza de escovas de cabelos e o polimento de joias. E muitos especialistas em limpeza indicam o produto para desentupir o vaso sanitário, no qual, após algum tempo de ação de um detergente, deve ser despejada água fervente.
O que é um detergente?
Detergentes são formulações químicas resultantes de uma mistura de compostos orgânicos capazes de emulsionar óleos. E emulsionar, ensina a química, significa proporcionar a formação de partículas compostas por substâncias que normalmente não se misturam, como acontece com a água e a gordura. Denominadas micelas, essas partículas são mantidas em suspensão, e deixam a superfície que está sendo limpa juntamente com a água utilizada no processo.
Os ingredientes dos detergentes responsáveis pela formação das micelas são os tensoativos, substâncias que, atuando nas tensões superficiais ou nas superfícies de contato, permitem a conciliação de líquidos que de outro modo não se misturariam (há quem se refira aos tensoativos também como ‘emulsionantes’, justamente por permitirem a emulsão de óleos e gorduras).
O Lauril e o Ácido Sulfônico são dois tensoativos bastante eficazes: ambos, amplamente empregados na produção de detergentes, e de outros produtos de higiene e limpeza de ambientes.
Nos detergentes, esses dois tensoativos produzem bons resultados já quando utilizados isoladamente. Mas eles também podem ser empregados conjuntamente, e assim gerar produtos de maior valor agregado, pois o Ácido Sulfônico, além de seu grande poder de remoção de sujeiras, tem elevada capacidade de formação de espumas, sendo por isso um ingrediente comum também nas formulações de produtos de higiene pessoal, como xampus e cremes dentais.
História e exigências
A produção de detergentes teve início durante a Primeira Guerra Mundial, quando era grande a escassez de gorduras e óleos animais e vegetais, matérias-primas dos sabões, até então os únicos produtos de limpeza disponíveis. O nome – detergente -, deriva da palavra latina detergere, cujo significado é “limpar, fazer desaparecer”.
A Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária), determina que todos os detergentes produzidos no Brasil sejam biodegradáveis, minimizando-se dessa forma seus impactos ambientais, que de outra forma seriam nocivos especialmente para os cursos d’água, para onde vai a água utilizada na limpeza.
Vantagens e apresentação
Um diferencial favorável aos detergentes é sua capacidade de limpar independentemente do tipo de água: inclusive, quanto estiver sendo utilizada a chamada ‘água dura’ – na qual há excesso de sais dissolvidos -, ou ácida. Em nenhuma dessas situações eles perdem sua ação tensoativa, enquanto um sabão, dependendo do tipo de água, pode ter seu poder de limpeza bastante reduzido.
A fórmula mais conhecida de comercialização dos detergentes é a tradicionalíssima embalagem de 500 ml, hoje encontrada em qualquer residência e ambientes de trabalho. Mas existem também embalagens maiores – tanto para uso doméstico quanto profissional -, além de alguns formatos diferenciados de apresentação: por exemplo, detergentes vendidos em borrifadores, que podem assim ser mais facilmente aplicados sobre as superfícies que se pretende limpar.
Há ainda a opção dos detergentes líquidos concentrados, capazes de proporcionar maior rendimento ao permitir a realização da limpeza com quantidades menores do produto.
Os tensoativos da Usiquímica
Para a produção de detergentes e de outros produtos que necessitam de tensoativos em suas formulações, a Usiquímica fornece tanto o Lauril quanto o Ácido Sulfônico. Seu Lauril não tem origem petroquímica (sintética), provém de uma fonte renovável: o óleo de palma.
Estes, porém, são apenas dois dos produtos do vasto portfolio da Usiquímica, empresa parceira dos mais qualificados fabricantes de produtos químicos, e detentora de uma das maiores estruturas de distribuição desses produtos do Brasil.
Além de distribuidora, a Usiquímica é também fabricante de produtos químicos. Conta com uma planta produtiva localizada no município paulista de Guarulhos, um laboratório dotado de moderníssimas tecnologias, e uma equipe técnica altamente qualificada.
E sempre norteia sua atuação pelas melhores práticas de sustentabilidade, valendo-se de processos e tecnologias que minimizem desperdícios e impactos ambientais. Esse respeito à sustentabilidade materializa-se inclusive em seus produtos, que viabilizam e garantem a qualidade e a segurança de inúmeras aplicações indispensáveis a nossa vida e a nosso dia a dia. 

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *