Hipoclorito de sódio: o que é, para que serve e como usar

O hipoclorito de sódio (NaOCl), ingrediente ativo do alvejante doméstico, foi descoberto pelo químico francês Berthollet em Javel, nos arredores de Paris, em 1787. Sua capacidade de branquear tecidos foi rapidamente descoberta e colocada em uso comercial com grande sucesso. O hipoclorito de sódio é comumente encontrado na forma de solução, a qual é obtida a partir da reação do cloro com uma solução de hidróxido de sódio e corresponde a uma solução límpida, levemente amarelada e com odor característico.

O hipoclorito de sódio é amplamente utilizado em inúmeros seguimentos, tais como agricultura, indústrias químicas, indústrias de tintas e cal, indústrias de alimentos, indústrias de vidro, indústrias de papel, indústrias farmacêuticas, indústrias sintéticas e indústrias de eliminação de resíduos. Na indústria têxtil, por exemplo, o hipoclorito de sódio é usado para branquear tecidos. Este produto também pode ser adicionado às águas residuais industriais, objetivando a redução dos odores devido a neutralização do enxofre, do gás hidrogênio (SH) e da amônia (NH3). Também é usado para desintoxicar banhos de cianeto em indústrias de metal. O hipoclorito pode ser usado para prevenir o crescimento de algas e mariscos em torres de resfriamento. No tratamento de água, o hipoclorito é usado para desinfetar a água. Nas residências, o hipoclorito é usado com frequência para a purificação e desinfecção da de pisos e superfícies.

 

Matérias-primas do portfólio da Usiquímica:

E você, já conhece o hipoclorito de sódio do portfólio da Usiquímica? A Usiquímica atua no fornecimento deste produto! Consulte um de nossos vendedores!

 

Hipoclorito de sódio: o Hipoclorito de Sódio em solução aquosa é um agente biocida de amplo espectro e um excelente alvejante. Ele é um produto de fácil aplicação e de risco relativamente baixo quando utilizado em concentrações inferiores a 0,5%. O produto é utilizado para a desinfecção de superfícies e para o branqueamento de tecidos. Ele é encontrado facilmente nos supermercados em uma concentração de até 2,5% com o nome de água sanitária ou cândida.

 

Saiba mais sobre estes e outros produtos em www.usiquimica.com.br/produtos.

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *