Instalação de Amônia com segurança

A amônia (NH3) é um composto que existe naturalmente no nosso organismo e participa da síntese de aminoácidos e nucleotídeos, além de estar presente no meio ambiente, sendo essencial para muitos processos biológicos. A sua síntese se dá pelo processo Haber-Bosch, que a produz a partir de hidrogênio e nitrogênio. Este processo é um dos mais importantes já desenvolvidos, pois tornou o fertilizante de amônia amplamente disponível, ajudando a promover um aumento da produção de alimentos global. À temperatura ambiente, a amônia é um gás incolor e altamente irritante, com um odor pungente e sufocante; tem propriedades alcalinas e é corrosiva; seu gás se dissolve facilmente em água e forma hidróxido de amônio, uma solução cáustica e uma base fraca. O gás de amônia é compressível e é armazenado na forma de líquido comprimido em recipientes de aço sob pressão. Assim, embora a amônia não seja altamente inflamável, pode ter os seus recipientes de armazenagem rompidos quando expostos a altas temperaturas.

Mais de 90% de toda a produção de amônia atual é para aplicação como insumo para fertilizantes no agronegócio, estando também presente em cosméticos e produtos de limpeza. Quase todos os produtos que consumimos na forma de alimentos necessitam passar por uma instalação de refrigeração com amônia antes de chegar ao consumidor, incluindo frutas, carnes, laticínios e bebidas. Por isso, é fundamental conhecer as formas de manuseio e cuidados a serem adotados em caso de acidentes envolvendo amônia.

O principal risco é quanto a falta de conhecimento no manuseio da amônia, que pode gerar acidentes por queimadura ou intoxicação. Por estes motivos, seu manuseio deve ser realizado com cautela por pessoas treinadas e que estejam equipadas com os EPIs adequados, como máscaras respiratórias. Em caso de vazamento de amônia, inicialmente é importante ser feita a identificação da situação do perigo, seguido do afastamento da área atingida e acionamento do Corpo de Bombeiros. Como a principal via de acesso da amônia no corpo é por vias aéreas, deve-se cobrir nariz e boca com panos úmidos ao evacuar do local de vazamento. Os técnicos responsáveis por controlar o vazamento devem estar munidos com equipamentos de proteção individual como óculos, máscaras e luvas.

E como podemos ter uma instalação e armazenagem de amônia mais seguras e preparadas para conter e minimizar os riscos de tais acidentes?

Para casos de grandes concentrações, deve se ter áreas preparadas com dispositivos de chuveiros hidráulicos automáticos para lavagem das regiões contaminadas, incluindo equipamentos e ambientes internos. Além disso, instalar dispositivos de detecção de vazamentos, com realização de parada de equipamentos, alertas utilizando alarmes visuais/sonoros, confinamento e exaustão/neutralização do fluido dentro do espaço em que se encontra o vazamento de amônia, são possíveis soluções para reduzir o impacto na instalação e entorno em caso de vazamentos acidentais, garantindo maior segurança ao processo.

Quanto ao armazenamento, deve-se manter os tanques contendo amônia em locais frescos e bem ventilados, e que ofereçam proteção contra o fogo para que não ocorram incêndios ou explosões. A temperatura não deve exceder 52 °C, e os recipientes devem ser mantidos na posição vertical, evitando longos períodos de armazenamento sem consumo. O produto deve ser armazenado em tanques que suportem pressão de trabalho de até 11,6 atm, e não devem ser armazenados em embalagens contendo ligas de ferro que contenha mercúrio, latão, bronze e partes galvanizadas.

 

Matérias-primas do portfólio da Usiquímica:

 

Além de ser aplicado na refrigeração, inúmeras indústrias de outros segmentos utilizam a amônia como matérias-primas para produção de fertilizantes, plásticos entre outros. A Usiquímica é uma das empresas que atua como fornecedora de amônia na sua forma anidra e em soluções:

 

Amônia Gás Anidra: A Amônia é um gás sem cor, porém de odor característico forte, está entre as cinco matérias-primas mais produzidas no mundo. O produto serve como matéria prima para muitos processos, tais como: Produção de fertilizantes como o Sulfato de Amônio, Nitrato de Amônio, Uréia e Fosfato de Amônio, produção de fibras como o nylon, produção de plásticos, explosivos, produtos químicos, detergentes e amaciantes de roupas. A Amônia Anidra é, também, usada como Gás de refrigeração. Entre os gases voltados para este fim, a Amônia é utilizada por mais de um século como gás de refrigeração, com a grande vantagem de não apresentar potencial de aquecimento global ou efeito sobre o nível de ozônio. Desse modo podemos ver a importância da Amônia nos mais diversos processos, usada de muitas formas, seja ela em seu estado gasoso ou líquido. Conte com a Usiquímica para o fornecimento de matéria-prima de qualidade para o seu negócio!

Amônia Solução (Hidróxido de Amônio): o produto é produzido em diversas concentrações e de acordo com a demanda do cliente. Principais aplicações: Indústria têxtil, agrícola, borracha, couro, lubrificantes, alimentícia, cosmética, tratamento de efluentes, tintas entre outras.

 

Saiba mais sobre estes e outros produtos em www.usiquimica.com.br/produtos

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *