Lauril, Betaína, Ácido Glioxílico. Fornecemos matérias-primas para o essencial mercado brasileiro de cuidados pessoais.

A indústria da beleza e da higiene pessoal consolidou-se como um dos principais ramos da economia mundial. Movimenta todos os anos muitos bilhões de dólares, oferecendo uma enorme – e continuamente crescente -, gama de produtos, desenvolvidos para as mais diversas aplicações, utilizados tanto nas linhas profissionais quanto nos cuidados cotidianos.
Mundialmente, o Brasil registra o terceiro maior faturamento dessa indústria, atrás apenas dos Estados Unidos e da China, e à frente de países com renda per capita muito superior. Prova do enorme cuidado da nossa população com sua higiene e beleza.
Aqui, esse mercado é disputado por milhares de empresas, dos mais diversos portes, desde algumas muito pequenas – até mesmo artesanais -, até grandiosas corporações globais (algumas dessas corporações multinacionais, aliás, nascidas aqui no Brasil). 
Nessa importante e exigente indústria, o Brasil tem papel relevante também como polo de inovação; mesmo porque a multiplicidade de raças e etnias de sua população exige uma oferta rica e diversificada de produtos.
Além disso, o país conta com uma biodiversidade da qual é possível extrair ingredientes cada dia mais valorizados, tanto por agregarem novas qualidades aos produtos, quanto por tornarem mais sustentável o conjunto dessa indústria.
A Usiquímica tem um papel relevante nesse pujante mercado da beleza e da higiene pessoal, ao qual disponibiliza matérias-primas indispensáveis. Matérias-primas não apenas eficazes, mas também capazes de atender à crescente demanda dos consumidores por produtos mais naturais.
Bem-estar e qualidade de vida
Embora já movimentando cifras altíssimas, a indústria da beleza e da higiene pessoal não para de crescer, e gradativamente passou a ser percebida como provedora de produtos que ajudam a manter os bens mais valiosos das pessoas: saúde e qualidade de vida. 
A higiene, certamente, é condição básica para a saúde. E esse seu papel de agente sanitário tornou-se ainda mais evidente com a pandemia da Covid-19, que para ser combatida exigiu das pessoas rigor muito maior em ações antes feitas de forma corriqueira, como a lavagem das mãos e a limpeza do corpo.
Mas mesmo os produtos de beleza são agora tidos como potenciais aliados da qualidade de vida; e, consequentemente, da saúde das pessoas. Afinal, eles ajudam a elevar sua autoestima, e a melhorar seus relacionamentos nas mais diversas esferas: afetiva, social, profissional, entre outras. Não por acaso, é atualmente muito empregada a expressão ‘indústria da higiene, da beleza, e do bem-estar’. 
A própria ABIHPEC (Associação Brasileira da Indústria de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos), hoje vincula de forma muito direta a higiene e a beleza pessoais com o bem-estar e a qualidade de vida.  Vê-se isso de forma muito evidente na mais recente edição do Caderno de Tendências que essa entidade publica anualmente.
Elaborada em parceria com o Sebrae (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas), essa publicação cita, entre as principais demandas dos consumidores, produtos que promovam a sensação de bem-estar, minimizem os efeitos do envelhecimento prematuro, protejam o corpo das agressões do dia a dia (para mais detalhes, essa publicação está disponível aqui. 
Valorização do natural
Nessa nova edição – e mesmo em versões anteriores -, o Caderno de Tendências da Abiphec assinala de maneira enfática a expansão da demanda por produtos de higiene e beleza formulados com ingredientes mais naturais, em detrimento daqueles com base sintética.
Fundamentam essa tendência tanto a maior preocupação com a sustentabilidade ambiental de nosso planeta, quanto a busca das pessoas por produtos mais saudáveis. E, com ela, aumenta a oferta de produtos químicos encontrados mais naturalmente no meio ambiente: muitos deles, provenientes de vegetais, e de outras fontes renováveis. 
O portfólio da Usiquímica tem produtos adequados a todas essas demandas, das mais tradicionais às exigências específicas colocadas pelos mercados de cosméticos naturais, orgânicos e veganos.
Portfólio qualificado 
A disponibilização de insumos químicos predominantemente oriundos de fontes renováveis – especialmente vegetais -, é uma das características da presença da Usiquímica no mercado da higiene e da beleza . Produtos muito usuais no dia a dia, como shampoos, sabonetes, e mesmo pastas dentais, têm Usiquímica em suas formulações.
Abaixo, informações sobre algumas das matérias-primas que oferecemos para viabilizar e valorizar esses produtos:
·      Lauril: Nosso lauril não é sintético, provém de óleo de palma. 
·      Cocamidopropil Betaína: Também nossa betaína é proveniente de um vegetal: o côco.
·      Ácido glioxilíco:  Substitui formaldeídos em escovas progressivas e em outros produtos destinados a alisamento, relaxamento ou alinhamento dos fios de cabelos.
·      Mentol Cristal: fornecido na forma de cristais incolores, mantém por longo tempo o odor e e a ação refrescante típicas do mentol.
·      Especialidades: óleos, bases, manteigas e substitutos, naturais e funcionais, capazes de agregar valor a produtos que disputam mercados de consumo mais massivo, e ao mesmo tempo atender nichos.
Confiabilidade e sustentabilidade
Analisando seu portfolio para a indústria da beleza e da higiene pessoal, vê-se que a Usiquimica fornece tanto produtos de uso massivo – como os tensoativos lauril e betaína – quanto outros de emprego segmentado, como o ácido glioxilíco destinado às escovas progressivas. E vários deles podem ser utilizados de forma a complementar suas respectivas funcionalidades: casos do lauril e da cocamidopropil betaína, que empregados conjuntamente geram formulações com apelos apelos mercadológicos relevantes, como maior suavidade e leveza.
Mas a higiene e a beleza pessoal constituem apenas um dos mercados atendidos pela Usiquímica, que desde 1943 fornece ingredientes e insumos químicos não apenas para esse setor, mas também para as indústrias automotiva, de alimentos, de higiene e limpeza doméstica, de tintas, para tratamento de água e efluentes, entre vários outros usuários de produtos químicos.
Atuando tanto como fabricante quanto como distribuidora, a empresa tem uma planta fabril no município paulista de Guarulhos, e dispõe de uma das mais completas estruturas de distribuição de produtos químicos do país. Mantém ainda um laboratório dotado de moderníssimas tecnologias, e conta com uma equipe técnica altamente qualificada.
E sempre pauta sua atuação pelas melhores práticas de sustentabilidade, adotando processos e tecnologias que minimizem desperdícios e impactos ambientais. Esse respeito à sustentabilidade materializa-se inclusive nos produtos, que viabilizam e garantem qualidade e segurança das inúmeras aplicações indispensáveis à vida e ao dia a dia da equipe. 
Saiba um pouco mais sobre a atuação, os produtos e a história da Usiquímica em  https://usiquimica.com.br.

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *