O que acontece se não usar o Arla 32?

Antes de ter a resposta pra pergunta: O que acontece se não usar o Arla 32, vamos entender o que é o Arla. A 32 é a abreviação de “Agente Redutor Líquido Automotivo”, e também pode ser chamado Fluido de Exaustão de Diesel (DEF, do inglês Diesel Exhaust Fluid). Conforme determinado pela NBR ISO 22.241, o ARLA 32 é uma solução aquosa com concentração de 32,5%, em massa, de ureia automotiva(premium) em água ultrapura. O número 32, incluso em seu nome, faz referência à concentração de ureia presente na solução. O seu uso foi impulsionado pela necessidade de se atender aos limites mais restritivos de emissões da fase P7 do PROCONVE (Programa de Controle de Poluição do Ar por Veículos Automotores), e também por se tratar de um fluido não inflamável, não perigoso e não explosivo, sendo, portanto, muito seguro. Por estes motivos, o Arla 32 é utilizado em veículos que possuem tecnologia SCR (Selective Catalytic Reduction/Catalisador de Redução Seletiva) no seu sistema, e é aplicada para reduzir a emissão de óxidos de nitrogênio (NOx).

O seu princípio de ação se baseia na reação da ureia presente na solução com os óxidos provenientes da queima do combustível, convertendo-os em vapor de água e gás nitrogênio. Dentre as vantagens dessa reação, estão a conversão de compostos danosos à saúde e ao meio ambiente, como os NOx, em compostos que apresentam baixa toxicidade para os humanos, a fauna ou a flora. Estima-se que a utilização de Arla 32 nos nos veículos automotivos pode reduzir em até 80% a emissão e de até 90% no óxido nitroso, ajudando a preservar a qualidade do ar.

Apesar de ser um fluido eficiente e importante para redução de gases poluentes, existem relatos de tentativas falhas de substituição do Arla 32 por misturas mais simples ou mais baratas, como soluções aquosas de ureia com baixa pureza (caseira) ou água. É importante destacar que o Arla 32 não deve ser substituído por soluções caseiras de ureia, visto que é necessário que se utilize ureia com alto grau de pureza na sua fabricação, diferente dessas encontradas em comércios convencionais. Essas condutas citadas anteriormente são errôneas, já que o sensor que existe no sistema SCR identifica rapidamente que o líquido presente no compartimento não corresponde ao Arla 32, aparecendo um alerta de falta de Arla 32, ocasionando uma significativa redução da potência do motor e danos sérios ao catalisador. Dependendo da categoria do veículo, o motor pode perder de 25% a 40% do seu torque até que seja feito o correto abastecimento com o fluido, e só funcionará adequadamente com o produto fabricado de acordo com as especificações técnicas (com ureia de alta pureza). Assim, além do aumento significativo de emissões de NOx, o veículo estará automaticamente fora da garantia do fabricante, pois o sensor reconhecerá que houve o mau uso do veículo.

Não bastasse todo o transtorno dito anteriormente, a não utilização do Arla 32 também configura infração de trânsito grave, prevista no Código de Trânsito Brasileiro, com previsão de retenção do veículo para regularização e multa. Além de infração de trânsito, a não utilização do Arla 32 dentro dos padrões regulamentares configura crime previsto na Lei Ambiental (Lei 9.605/98).

Vantagens de fazer o uso do Arla 32:

  • Contribui diretamente para a redução das emissões dos poluentes emitidos pelos motores;
  • É Capaz de reduzir de 80 a 90% as emissões de óxidos de nitrogênio.
  • É um produto químico seguro, pois não é inflamável, tóxico ou explosivo;
  • Promove a economia de combustível;
  • Adequa o veículo as Normas e Leis, evitando o recebimento de multas.

Matérias-primas do portfólio da Usiquímica:

É importante lembrar que o Arla 32, apresenta prazo de validade de 12 meses quando mantido em temperaturas médias de até 30 °C, e de 6 meses quando mantido em temperaturas acima de 30 °C e inferiores a 35 °C. Como mencionado, o Arla 32 é composto em grande parte por ureia de alta pureza. A Usiquímica é uma das empresas que atua como fornecedora de Arla 32, pronto para a utilização nos automóveis, bem como da ureia ultrapura, que pode ser utilizada para o preparo do Arla 32. A ureia também pode ser utilizada no setor agropecuário, para a nutrição vegetal e animal, assim como na síntese de resinas. É utilizada também na indústria têxtil, de cosméticos, farmacêuticas e curtumes (beneficiamento de couro). Além disso, é utilizada como nutriente biológico no tratamento de efluentes e nos processos de fermentação.

Arla 32: O uso do Arla 32 tornou-se obrigatório na maioria dos caminhões e ônibus produzidos no Brasil com o objetivo de minimizar a emissão de poluentes pelos motores abastecidos com diesel. O Arla 32 deve ser obrigatoriamente utilizado nos veículos que contam com a tecnologia SCR (Selective Catalytic Reduction, sigla inglesa de Catalisador de Redução Seletiva), especialmente desenvolvida para o tratamento de gases de veículos.

Ureia Grau Arla/ Automotiva: A Ureia Grau Arla é conhecida também como Ureia Premium ou Ureia Grau Automotivo. Por sua altíssima qualidade, representada pelos baixos teores de contaminantes como metais, biuretos, aldeídos e fosfatos, ela é utilizada para a produção de Arla 32.

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