A borracha EPDM, ou borracha de monômero de etileno propileno dieno, é um polímero sintético conhecido por sua excelente resistência física e química. Ela foi desenvolvida pela primeira vez na década de 1960 e desde então tem sido utilizada em uma ampla gama de aplicações devido às suas propriedades. A EPDM é composta de Etileno (C2H4), Propileno (C3H6) e um dieno, que pode variar dependendo da especificação da EPDM. Dicianodieno, hexadieno,e etilidenonorborneno são os dienos mais comuns na composição deste polímero. A quantidade de etileno geralmente varia entre 45% e 75% na composição do EPDM. A variação destes três monômeros pode influenciar as propriedades finais da borracha, incluindo sua flexibilidade, resistência ao calor e resistência química.
A borracha EPDM apresenta características que a tornam um excelente material, apresentando uma vasta gama de aplicações. Dentre essas características está a excelente resistência às adversidades climáticas (excesso de chuva e sol) e ao ozônio, o que a torna muito útil para aplicações em ambientes externos. Uma outra característica é a boa resistência química, suportando ataques ácidos e básicos. A borracha EPDM também resiste ao calor podendo suportar temperaturas entre -55°C a 150°C (-67°F a 300°F) podendo variar de acordo com o processo de cura de cada uma. Também possui excelentes propriedades de isolamento elétrico, o que a torna um material adequado para a fabricação de componentes elétricos. Além disso, a EPDM é impermeável à água podendo ser utilizada em processos de impermeabilização de superfícies. Este polímero tem uma ampla gama de aplicações em diversos setores, incluindo a utilização na indústria automotiva para a fabricação de anéis de vedação, mangueiras e calafetagens. Na indústria da construção civil é utilizada na fabricação de membranas para telhados, juntas e vedações. Na indústria elétrica é utilizada para a fabricação de diversos componentes como vedações de impermeabilização elétrica e no isolamento e revestimentos de cabos. Na indústria de bens de consumo é utilizada para a fabricação de mangueiras de jardim, botas e calafetagens.
Um questionamento bem importante sobre a borracha EPDM é em relação a sustentabilidade. Será que a EPDM é reciclável? A resposta é SIM, ela é reciclável. As membranas de EPDM de telhados, por exemplo, podem ser recicladas e reutilizadas para a produção de novas membranas ou outros produtos. Esta característica não apenas reduz o impacto ambiental, mas também oferece uma solução econômica para descarte e produção. A Borracha EPDM tem se consagrado como um polímero muito útil e versátil em vários ramos da indústria; indo desde aplicações em bens de consumo até componentes automotivos, portanto, a sua importância é inquestionável.
Matérias-primas do portfólio da Usiquímica:
E você, já conhece a Borracha De Etileno Propileno Dieno – EPDM do portfólio da Usiquímica?
Para maiores informações e solicitações de orçamento acesse: https://usiquimica.com.br/produto/borracha-de-epdm/