Óleo Mineral USP (ou Vaselina Líquida): E Suas Aplicações na Indústria

A produção de alimentos, de medicamentos, de cosméticos, deve necessariamente seguir padrões de qualidade bastante elevados: não apenas nos produtos finais, mas também nos métodos e procedimentos necessários à sua fabricação.
Óleo Mineral USP constitui solução capaz de atender às necessidades desses segmentos da indústria, e neles pode desempenhar inúmeras funcionalidades, seja como ingrediente das formulações, seja como agente ou coadjuvante de processo.
É um óleo de altíssima pureza, apto a ser utilizado em diversas aplicações desses e de outros setores da indústria que demandam insumos e ingredientes que além de puros não agridam ao organismo humano.
A sigla presente em seu nome já justifica esse tipo de uso: afinal, USP designa United States Pharmacopeia (em português, Farmacopeia dos Estados Unidos), como é denominado o conjunto de publicações que contêm os padrões e as normas que no mercado norte-americano asseguram que um produto tem a qualidade e o grau de pureza próprios para a utilização por empresas das indústrias farmacêutica, alimentícia, de suplementos alimentares e de outros produtos relacionados à saúde.
Um medicamento, por exemplo, somente pode ser comercializado nos Estados Unidos caso cada um de seus componentes esteja em conformidade com os padrões USP.
E a indústria farmacêutica – assim como os fabricantes de cosméticos -, utiliza o Óleo Mineral USP na formulação de bases para cremes, bronzeadores, óleos e loções corporais, laxantes, pomadas, depiladores, produtos para tratamento capilar e para os cuidados com bebês, como veículo lubrificante de cápsulas gelatinosas, entre outros itens.
Já o setor alimentício vale-se dele em processos como a lubrificação de esteiras e facas de corte, a desmoldagem de pães, bolos e balas, a conservação de frutas, vegetais e ovos. E muitas embalagens fabricadas para esse setor utilizam o Óleo Mineral USP como um instrumento impermeabilizante, que confere maior proteção ao produto.
Na agropecuária, ele serve para aglutinar as vitaminas e os compostos sólidos da alimentação do gado, além de ser usado como base de suas vacinas e como diluente de defensivos agrícolas.
Mas há uso de Óleo Mineral USP também no setor têxtil – como lubrificante de fios e teares -, e na produção de plásticos, onde ele é utilizado como óleo extensor e lubrificante de fluxo e processos de polimerização. Nessas aplicações, sua característica de alta pureza evita que tecidos e plásticos apresentem manchas e contaminações.
Propriedades
Produzido a partir de um processo químico-físico de hidrogenação catalítica que lhe proporciona elevados padrões de pureza, o Óleo Mineral USP integra o grupo dos óleos minerais parafínicos. Além de altamente puro, ele é também neutro, incolor, estável, inodoro e inerte.
Algumas vezes é chamado de ‘óleo mineral branco’, ou mesmo como ‘vaselina líquida’; mas, embora usuais, essas denominações são imprecisas. Primeiramente, porque ele é incolor, e não branco; depois, porque embora ambos tenham o petróleo como origem primária, o Óleo Mineral USP e a vaselina provêm de ramificações diferentes dessa cadeia.
Os elevados padrões de pureza viabilizam a utilização do Óleo Mineral USP em uma gama muito mais diversificada e exigente de aplicações, comparativamente ao óleo mineral técnico, cujo uso fica restrito aos processos industriais onde são menos rígidas as normas e os regulamentos sanitários.
O óleo mineral USP da Usiquímica
Óleo Mineral USP pode conferir aos produtos propriedades engordurantes, emolientes, espessantes, promovedoras de consistência e de lubricidade.
Não é classificado com produto tóxico, nem está submetido às normas que regem o transporte de produtos perigosos.
Mais informações sobre nosso Óleo Mineral USP em:

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *