Onde pode ser encontrado o ácido sulfúrico?

O ácido sulfúrico, H2SO4, é um ácido mineral forte, viscoso e de aspecto oleoso, que tem sido há anos um dos produtos químicos mais utilizados no mundo. Estima-se que em meados dos anos 2000, mais de 165 bilhões de quilos de ácido sulfúrico eram produzidos a cada ano. Um dos motivos que explicam a sua larga produção e utilização é o seu custo: o ácido sulfúrico é um dos menos custosos para produção, o que o torna um dos favoritos das indústrias em todo o mundo.

Um dos principais usos do ácido sulfúrico é na produção de fertilizantes: no processo, a rocha fosfática é tratada com ácido sulfúrico para produzir fosfatos solúveis em água, que são essenciais para o crescimento e sobrevivência das plantas. Outra forma de produção de fertilizantes é através da reação exotérmica entre amônia e o ácido sulfúrico. Esta reação gera o sulfato de amônio que também é considerado um excelente fertilizante.

Podemos citar também a sua aplicação na produção do ácido fosfórico, outro ácido bastante importante na indústria. Em uma instalação de processo por via úmida, o ácido fosfórico é produzido por reação de ácido sulfúrico (H2SO4) com a rocha fosfática. Na acidulação da rocha fosfática, quando se utiliza uma maior quantidade de ácido sulfúrico, obtém-se o ácido fosfórico. O ácido sulfúrico é também o ácido usado em baterias de carros. Nestas baterias são encontrados chumbo, óxido de chumbo e o ácido sulfúrico, o qual funciona como um condutor que transporta os íons elétricos entre as placas positivas e negativas quando a bateria está sendo carregada ou descarregada.

Outra aplicação importante deste ácido é na utilização como catalisador em muitos processos de fabricação industrial importantes, como por exemplo, na produção do nylon. O nylon, um material versátil que é usado para fazer roupas e tecidos, é sintetizado a partir de monômeros de caprolactama. A caprolactama, por sua vez, é produzida quando a ciclohexanona oxima sofre o que é conhecido como rearranjo de Beckmann na presença do catalisador de ácido sulfúrico. O catalisador doa um próton para a ciclohexanona oxima, que diminui a energia do intermediário da reação e permite que a molécula rearranje seus átomos dando origem ao monômero de nylon.

Este ácido também é frequentemente usado para ajustar o pH das águas residuais. Os principais benefícios do uso de ácido sulfúrico para tratar águas residuais são que as partículas sólidas de cloreto férrico, polímeros e alúmen, comumente encontradas em águas residuais, serão eliminadas no processo. Ainda se tratando de aplicações ambientais, este ácido pode ser utilizado para remover metais pesados (como o cobre, zinco, níquel e o cádmio, por exemplo) de lamas. Uma outra aplicação deste ácido é no refino de petróleo: o ácido sulfúrico é capaz de retirar impurezas da gasolina e outros produtos. Por fim, este ácido pode ser empregado na metalurgia, por exemplo, para conservação (limpeza) de ferro e aço antes da laminação com estanho ou zinco.

Aqui estão descritas apenas algumas das aplicabilidades deste ácido na indústria dentre uma vasta gama de possibilidades, e já é possível notar a importância que ele tem em toda a cadeia produtiva.

 

Matérias-primas do portifólio da Usiquímica

Você sabia que a Usiquímica é fornecedora do ácido sulfúrico 98%? Conte conosco para a aquisição deste produto para o uso na sua empresa!

 

Ácido sulfúrico 98%:  O Ácido Sulfúrico é um ácido inorgânico líquido na temperatura ambiente, incolor, viscoso e pouco volátil, ou seja, não evapora com facilidade. A maior parte do Ácido Sulfúrico produzido mundialmente é utilizada para a fabricação de Fertilizantes Fosfatados e Sulfatados, bastante aplicado também na produção de Sulfato de Alumínio, um dos produtos necessários para a produção de papel. As outras aplicações para o Ácido Sulfúrico refino do Petróleo são a fabricação do nylon, preparação da superfície de metais em indústrias metalúrgicas, catalisador ácido em reações químicas, fabricação de explosivos, tratamento de efluentes; também é usado na composição de baterias automotivas, servindo como eletrólito, que é uma solução que permite a passagem de corrente elétrica pelo sistema da bateria, pois é uma substância com alto grau de ionização, tornando-se um excelente condutor de eletricidade. Por esse motivo requer muita cautela em seu manuseio e transporte, e a Usiquímica possui um importante papel neste mercado e um alto nível em sua distribuição.

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *