Qual a diferença entre ureia agrícola e ureia automotiva?

A ureia foi isolada pela primeira vez da urina em 1773 pelo químico francês Hilaire-Marin Rouelle. Atualmente a ureia é preparada comercialmente em grandes quantidades a partir de amônia líquida e dióxido de carbono líquido. Esses dois materiais são combinados sob altas pressões e temperaturas para formar carbamato de amônio, que então se decompõe a pressões muito mais baixas para produzir ureia e água. A ureia é uma substância cristalina, incolor, apresenta ponto de fusão 132,7° C (271° F) e se decompõe antes da sua ebulição.

A ureia automotiva e a ureia agrícola são substâncias semelhantes em sua composição, mas são utilizadas para finalidades diferentes. A ureia automotiva é também conhecida como Ureia Premium ou Ureia Arla (Agente Redutor Líquido Automotivo). O Arla é uma solução de 32,5% de ureia em água altamente purificada. É utilizada em veículos automotores a diesel que possuem sistemas de redução catalítica seletiva (SCR). No sistema SCR, a ureia é injetada no escapamento do veículo, reage com os óxidos de nitrogênio (NOx) produzidos na combustão, convertendo-os em nitrogênio (N2) e água (H2O), reduzindo assim as emissões de poluentes. A ureia que é utilizada no setor agrícola é chamada de ureia fertilizante. Ela atua como um fertilizante e seu principal objetivo é complementar a quantidade de nitrogênio disponível para as plantas, favorecendo o cultivo. A ureia agrícola é aplicada diretamente no solo, onde é decomposta por enzimas para liberar amônia que é utilizada para nutrição e crescimento da vegetação.

Embora ambas as ureias apresentem a mesma substância química como elemento principal, suas aplicações e utilidades são distintas devido aos diferentes propósitos para os quais são destinadas. Elas se diferenciam especialmente no grau de pureza (conter menores concentrações de biureto e aldeídos), já que a ureia utilizada para a produção de Arla deve possuir um nível maior de pureza, e deve dissolvida em água desmineralizada, conforme NBR ISO 22.241.

 

Produtos do portfólio da Usiquímica

E você, conhece os tipos de ureia que temos no portifólio Usiquímica?

Ureia técnica: O produto é apresentado na forma de cristais brancos em forma granulada ou perolizada. É amplamente utilizado no setor agropecuário, para a nutrição vegetal e animal. Nas aplicações industriais se destaca na fabricação de resinas. É utilizado, também, na indústria têxtil, de cosméticos, farmacêuticas e curtumes (beneficiamento de couro). Além disso, é utilizado como nutriente biológico no tratamento de efluentes e nos processos de fermentação. Outra aplicação importante é no controle de emissão de gases industriais, em especial na redução do NOx (Óxidos de Nitrogênio) gerado por fornos e processos industriais.

Arla 32: Ureia 100% automotiva, não polui o meio ambiente, não danifica motor do veículo e atende todas as especificações exigidas. Ele deve ser obrigatoriamente utilizado nos veículos que contam com a tecnologia SCR (Selective Catalytic Reduction, sigla inglesa de Catalisador de Redução Seletiva), especialmente desenvolvida para o tratamento de gases de veículos.

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *