Qual é a principal matéria-prima do silicone?

Qual é a principal matéria-prima do silicone? Silicone, também chamado de polissiloxano, corresponde a fluidos, resinas ou elastômeros baseados em siloxanos polimerizados, substâncias cujas moléculas consistem em cadeias constituídas de átomos alternados de silício e oxigênio. Diferentemente do que ocorre com os polímeros sintéticos orgânicos comuns, cuja cadeia principal consiste na repetição de átomos de carbono (C), o silicone é um “polímero sintético inorgânico” cuja cadeia principal é feita de polissiloxano, que é a repetição de átomos de silício (Si) e oxigênio (O).

O composto de silicone mais comum é o polidimetilsiloxano. Para sua fabricação, a matéria-prima é o silício metálico, obtido a partir de areia de sílica. Inicialmente, o silício reage com cloreto de metila (CH3Cl) (catalisado por cobre), formando dimetildiclorossilano ([CH3]2Si[Cl]2). Em seguida, esse composto reage com água, fazendo com que os átomos de cloro sejam substituídos por grupos hidroxila (OH). O composto instável resultante, o silanol ([CH3]2Si[OH]2), polimeriza em uma reação de condensação, em que as unidades se ligam para formar poli-dimetilsiloxano com perda simultânea de água. A unidade de repetição de dimetilsiloxano do polímero tem a seguinte estrutura:

Estrutura do polímero de siloxano (polidimetilsiloxano).

As ligações de silício-oxigênio encontradas na espinha dorsal do silicone são altamente estáveis, ligando-se mais fortemente do que as ligações carbono-carbono presentes em muitos outros polímeros. Uma das consequências dessas fortes ligações é que o silicone se torna mais resistente ao calor do que os polímeros orgânicos convencionais. Outro fato interessante é que as cadeias laterais do silicone tornam o polímero hidrofóbico, tornando-o útil para aplicações que podem exigir repelência à água. Estas cadeias laterais, que geralmente consistem em grupos metil, também dificultam a reação do silicone com outros produtos químicos e impedem que ele grude em muitas superfícies. Outra vantagem é a de que as propriedades do silicone podem ser ajustadas alterando os grupos químicos ligados ao esqueleto de silício-oxigênio. Todas essas características conferem a este tipo de material uma ampla gama de aplicações comerciais, desde graxas lubrificantes a isolamento de fios elétricos, ou ainda implantes biomédicos, como os mamários, por exemplo.

As formas de silicone, bem como algumas de suas aplicações, incluem:

Os fluidos de silicone: também chamados de óleos de silicone, consistem em cadeias retas do polímero de silicone sem reticulação. Esses fluidos encontraram uso como lubrificantes, aditivos de tinta e ingredientes em cosméticos;

Os géis de silicone: têm poucas ligações cruzadas entre as cadeias poliméricas. Esses géis têm sido usados em cosméticos e como formulação tópica para tecido cicatricial, devido a sua habilidade em formar barreiras que ajudam a manter a pele hidratada. Ainda podem ser usados como materiais para implantes mamários e para fabricação da parte macia de algumas palmilhas de calçados;

Os elastômeros de silicone: também chamados de borrachas de silicone, incluem ainda mais ligações cruzadas, produzindo um material semelhante à borracha. Essas borrachas encontraram uso como isolantes na indústria eletrônica, vedações em veículos aeroespaciais e luvas de forno para panificação;

As resinas de silicone: são uma forma rígida de silicone com alta densidade de reticulação. Essas resinas encontraram uso em revestimentos resistentes ao calor e como materiais resistentes às intempéries para proteger edifícios.

Matérias-primas do portfólio da Usiquímica:

E você, já conhece os produtos à base de silicone do portfólio da Usiquímica? A Usiquímica atua no fornecimento do silicone em diversas durezas, além de fornecer o produto na forma precipitada e transparente.  A Usiquímica atua no fornecimento da Borracha De Silicone USIHD30 e USIHD70, além do fluido de silicone.

Borracha De Silicone USIHD30 e USIHD70: A Borracha de Silicone, em função de suas características especiais, tais como estabilidade térmica em ampla faixa de temperatura; inércia química; baixa toxicidade; resistência ao oxigênio, ao ozônio e à radiação solar; flexibilidade; anti aderência; isolamento elétrico, é largamente utilizada em inúmeras aplicações: cilindros, equipamentos EPI, fios e cabos, isoladores de alta tensão, mangueiras, materiais médico/hospitalares, materiais de uso veterinário/pecuária, matrizes para fundição, peças automotivas, perfis, produtos eletrônicos, produtos odontológicos, ventosas, vedações e utilidades domésticas.

Fluido de silicone: Utilizado na indústria de cosmético na formulação de creme para pele, protetor solar, creme de barbear, condicionador. Na indústria mecânica e elétrica como lubrificante, antiaderente, antiespumante, agente desmoldante para revestimento de vidros e cerâmicas, trocadores de calor, bombas hidráulicas, bombas de vácuo, resfriadores dielétricos, ventiladores e em fluídos termostáticos.

Qual é a principal matéria-prima do silicone? Agora que você já sabe a resposta, entre em nosso site para fazer orçamento, clique aqui.

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *