A logística e a distribuição de produtos químicos são processos que exigem cuidados especiais para garantir a segurança, integridade e conformidade legal. Produtos químicos tóxicos, inflamáveis, corrosivos e/ou radioativos apresentam desafios adicionais durante o transporte, armazenamento e distribuição. Devido a essas questões, é fundamental que as empresas escolham muito bem os seus fornecedores.
Em se tratando de produtos químicos, é essencial que a equipe seja treinada e capacitada com conhecimentos sólidos das legislações e procedimentos operacionais relacionados aos produtos. O transporte e armazenagem devem ser realizados com rigorosa atenção para garantir a integridade dos materiais transportados. Escolher fornecedores experientes e qualificados é também fundamental para evitar perdas financeiras e danos ao meio ambiente. Em termos de embalagem, para que o processo transcorra de forma segura, elas devem ser identificadas de maneira correta, e a equipe deve usar Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) para evitar contaminações. Em caso de alguns produtos específicos que exige cuidados no manuseio e trasnportes como temperatura, pressão, umidade, iluminação e ventilação também devem ser considerados.
Desde a armazenagem e transporte até o destino, a logística dos produtos químicos deve receber a atenção de todos os departamentos envolvidos. É necessário treinar, capacitar e atualizar todos os profissionais que estão envolvidos nesses processos para obter um conhecimento sólido das legislações e procedimentos operacionais de manuseio, armazenamento e distribuição.
Muitas peculiaridades distinguem os produtos químicos de produtos que não são considerados perigosos durante o transporte ou em outros procedimentos, a característica principal é a simbologia obrigatório (Classificação ONU) que o produto de conter, tanto na embalagem dos produtos como também no transporte.
Caso ocorra algum problema em qualquer etapa do processo de importação e exportação desses produtos, a perda excederá em muito o atraso na entrega e isso se reflete em uma perda considerável de recursos financeiros. Além disso, fatores como o meio ambiente e a população são gravemente afetados e os danos costumam ser irreversíveis.