Acetato de Sódio Triidratado: custo acessível com eficácia em diversas aplicações

O acetato de sódio é o resultado direto da reação entre o ácido acético – o popular vinagre -, com hidróxido de sódio, carbonato de sódio ou bicarbonato de sódio.
Combinando eficácia com custo acessível, ele é atualmente utilizado, tanto como ingrediente de produto quanto como intermediário de processos, em uma vasta gama de aplicações, de diversos ramos da indústria.
Na indústria alimentícia, por exemplo, ele é empregado no controle do pH dos alimentos, durante as várias etapas de seu processamento. Simultaneamente, pode ser ingrediente dos produtos alimentícios já prontos para o consumo, nos quais desempenha funções de agente conservante, regulador de acidez e reforçador de sabor.
O acetato de sódio tem aprovação das autoridades sanitárias para esse uso em alimentos. E pode ser ingrediente também de produtos farmacêuticos, aparecendo especialmente em medicamentos indicados para repor os índices de sódio em pacientes com baixa quantidade desse mineral no sangue, e que apresentam dificuldades para ingeri-lo por via oral.
A gama de suas funções abrange ainda a indústria têxtil, onde ele serve, entre outras coisas, para colaborar com a ação de corantes. Produção de sabões e detergentes, curtimento de couros, produção de borracha sintética, uso como reagente de laboratório, são outras de suas aplicações.
Propriedades
Produto da reação entre uma base forte e um ácido fraco, o acetato de sódio é fornecido na forma de sal triidratado ou anidro. Seus cristais brancos têm um leve odor de vinagre, e em suas duas formas de apresentação é solúvel em água e em alguns solventes.
Quando triidratado, sua fórmula química é CH3COONa.3H2O (na forma anidro, a fórmula é CH3COONa.3H2O). Mas, em algumas situações os químicos usam apenas a notação abreviada NaAc para referir-se a ele.
Uma das principais bases do acetato de sódio, o ácido acético é também denominado álcool etanoico: por isso, algumas vezes ele é designado como etanoato de sódio. Uma terceira denominação é sal de sódio triidratado.
O acetato de sódio e o ácido acético podem ser co-cristalizados em um produto chamado de diacetato de sódio, um sólido quase sem odor, que nos processos decompõe-se em seus de seus dois componentes. Graças a essas características, o diacetato de sódio é muito utilizado pela indústria alimentícia, que com ele pode agregar a seus produtos, com um único ingrediente, as funcionalidades do sal e do vinagre.
O acetato de sódio triidratado da Usiquímica
Como o processo de cristalização do acetato de sódio é exotérmico – ou seja, libera calor -, ele fundamenta também uma aplicação muito interessante: as bolsas de aquecimento, nas quais, imerso em água, ele permanece em forma líquida até que uma peça de metal também presente na solução seja flexionado (algo facilmente feito com as mãos).
Com esse movimento, algumas moléculas cristalizadas localizadas próximas ao disco são liberadas, e rapidamente iniciam uma reação em cadeia com as demais moléculas da solução, que assim também se cristalizam e liberam calor. Esse processo aquece toda a bolsa, que pode então ser utilizada no tratamento de dores localizadas.
A Usiquímica fornece acetato de sódio na forma triidratada. É um produto estável quando mantido em condições adequadas de armazenamento e uso, que não é classificado como produto perigoso pelo G.H.S. (o sistema global de classificação e rotulagem de produtos químicos).
Mais informações sobre esse produto em:

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *