Quais são os usos da amônia?

Quais são os usos da amônia?

Quais são os usos da amônia? No atual estágio de desenvolvimento em que a humanidade se encontra, existem compostos que são considerados vitais para a produção de insumos e alimentos que permitem a manutenção da estrutura da sociedade na forma que conhecemos hoje. Dentre esses compostos vitais, podemos destacar a amônia como sendo um dos mais importantes nesta cadeia. Para melhorar a nutrição e o crescimento das plantas e culturas agrícolas, é fundamental a aplicação de fertilizantes, cuja produção depende de insumos como a amônia, por exemplo. A amônia é a fonte de nitrogênio para a produção de fertilizantes nitrogenados e, assim, apresenta grande demanda da indústria de suplementos agrícolas. A aplicação de fertilizantes no solo permite a alta produção observada hoje em dia e que mantém elevada a disponibilidade de alimentos para o mercado consumidor. Na atualidade, cerca de 80% da amônia produzida anualmente é usada para a produção destes fertilizantes.

Para se ter uma ideia da importância da fertilização, estima-se que cerca de 50% da produção mundial de alimentos depende da aplicação de fertilizantes minerais. Apesar da percentagem já ser alta, esse número deve aumentar nos próximos anos devido às novas mudanças de comportamento de consumo da sociedade, como uma maior adesão ao veganismo e ao vegetarianismo por uma parcela das pessoas. Associado a isto, estudos indicam que a população mundial deve passar de 7,8 bilhões para 8,5 bilhões até o ano de 2030, representando um crescimento de cerca de 10%, o que deve impulsionar ainda mais o mercado e a necessidade de amônia para aplicação em fertilizantes.

Além de seu uso na fabricação de fertilizantes, a amônia também é usada como gás refrigerante. O interessante de se aplicar amônia como gás refrigerante é que, diferentemente dos Clorofluorcarbonetos (CFCs), o gás refrigerante formado por amônia tem como principal vantagem ser bastante ecológico, pertencendo ao grupo dos chamados refrigerantes “naturais”, e possui GWP (Potencial de Aquecimento Global) e ODP (Potencial de Destruição do Ozônio) iguais a zero, ou seja, não aceleram o aquecimento global ou destroem a camada de ozônio.

Uma outra possível utilização da amônia é na indústria têxtil, em que a sua forma líquida vem sendo utilizada para dar acabamento aos tecidos de algodão. Estes tipos de tecidos, quando tratados com amônia líquida, apresentam melhor resistência a abrasão, mais brilho e também melhor capacidade de tingimento. A amônia também encontra seu uso no ramo de produtos de beleza e de cuidados pessoais. Um exemplo de sua aplicação nesse ramo é para tratamento de cabelos, em que a amônia, por ser um composto alcalino, é aplicada para aumentar o nível de pH do cabelo durante o processo de coloração. Assim, ela ajuda na abertura das cutículas (camada externa do cabelo) para que a tintura seja depositada no córtex (a camada interna do cabelo).

Por fim, a amônia é encontrada em muitas soluções de limpeza domésticas e industriais. As soluções de limpeza doméstica de amônia são fabricadas pela adição de gás de amônia à água e podem ter entre 5 e 10% de amônia. Já para aplicações industriais, seu uso deve ser em concentrações mais elevadas, chegando a 25% ou mais. A amônia também está presente em limpadores de piso de azulejo, piso de madeira, vidro, tapetes, banheiro, em multiusos, e sprays desinfetantes.

Além das aplicações mencionadas, a amônia também pode ser utilizada na fabricação de explosivos, defensivos agrícolas e diversos outros tipos de produtos químicos. Nota-se, portanto, que a amônia é um produto bastante versátil e importante na cadeia produtiva de inúmeras indústrias.

 

Matérias-primas do portfólio da Usiquímica:

 

Além de ser utilizada como fertilizante, inúmeras indústrias empregam a amônia como matéria-prima para a produção de produtos de limpeza, plásticos, tecidos, gases refrigerantes, entre outros. A Usiquímica é uma empresa que atua como fornecedora de amônia na sua forma anidra e também na forma de soluções:

Amônia Gás Anidra: a Amônia na forma anidra pode ser utilizada como matéria-prima em muitos processos, tais como: Produção de fertilizantes como o Sulfato de Amônio, Nitrato de Amônio, Ureia e Fosfato de Amônio; no setor têxtil para produção de fibras como o nylon; para produção de plásticos, explosivos e produtos químicos; e no setor de produtos de limpeza, como detergentes e amaciantes de roupas. Além disso, a Amônia Anidra também pode ser usada como Gás de refrigeração. Clique aqui para ver mais sobre este produto e fazer uma cotação.

Amônia Solução (Hidróxido de Amônio): o produto é produzido em diversas concentrações e de acordo com a demanda do cliente. Suas principais aplicações são nos setores têxtil, agrícola, borracha, couro, lubrificantes, alimentícios, cosmético, tratamento de efluentes, tintas entre outros. Clique aqui para ver mais sobre este produto e fazer uma cotação.

Nota-se, portanto, a importância da Amônia nos mais diversos processos. Por isso, conte com a Usiquímica para o fornecimento de matéria-prima de qualidade para o seu negócio! Saiba mais sobre estes e outros produtos clicando aqui.

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *