O ácido sulfúrico, de fórmula química H2SO4 é também conhecido como óleo de vitríolo, ou sulfato de hidrogênio, sendo ele um líquido denso, incolor, oleoso, corrosivo e um dos mais importantes comercialmente de todos os produtos químicos.
No século XVII, o alquimista e químico alemão-holandês Johann Glauber (1604 a 1670) combinou enxofre com salitre (nitrato de potássio) e aqueceu a combinação com vapor para produzir ácido sulfúrico. Por volta de 1735, o ácido sulfúrico foi produzido em massa pela primeira vez pelo farmacêutico inglês Joshua Ward em recipientes de vidro. Então, cerca de 15 anos depois, o inventor inglês John Roebuck (1718 a 1794) usou um processo de câmara de chumbo que tornou a produção deste ácido mais eficiente e com menor custo. O processo foi aprimorado ao longo dos oitenta anos seguinte e, em 1831, o comerciante inglês Peregrine Phillips projetou o chamado “processo de contato” para a produção de ácido sulfúrico. Este processo é o processo padrão para a produção de ácido sulfúrico até os dias atuais. Neste processo, o ácido sulfúrico é fabricado a partir de enxofre elementar em três etapas:
Primeiro, o enxofre é oxidado (queimado) em dióxido de enxofre:
S+O2 à SO2
O trióxido de enxofre é formado quando o dióxido de enxofre reage com o oxigênio na proporção de 1:1 a uma temperatura de 400°C – 450°C e uma pressão de 1-2 atm na presença de pentóxido de vanádio como catalisador. Esta reação é reversível na natureza:
2SO+2O2 à2SO3
Finalmente, o trióxido de enxofre, em presença de água, é convertido em ácido sulfúrico.
SO3 + H2O à H2SO4
Como a reação do enxofre com o ar seco é exotérmica, o dióxido de enxofre deve ser resfriado para remover o excesso de calor e evitar a reversão da reação.
O ácido sulfúrico é um produto químico muito importante, e sua produção tem sido um bom indicador da força industrial de uma nação, no último século. Este ácido é aplicado industrialmente para a produção de produtos químicos agrícolas, sulfato de alumínio, baterias, detergentes, explosivos, fertilizantes, gasolina, herbicidas, decapagem de ferro e aço, combustível de avião, querosene, couro, óleos lubrificantes, aditivos de óleo, papel, borracha, açúcar, fibras sintéticas, medicamentos veterinários, produção do pigmento amarelo e no tratamento de água.
Embora o ácido sulfúrico seja utilizado para a produção de todos esses produtos supracitados, cerca de metade do que é produzido no mundo é utilizado na agricultura, especificamente na indústria de fertilizantes. Uma das funções do ácido sulfúrico é servir de matéria-prima para a fabricação de fertilizantes fosfatados, como o sulfato de amônio, por exemplo. Todos os países industrializados usam ácido sulfúrico dessa maneira.
Nota-se, portanto, que o ácido sulfúrico é um produto de extrema importância para os mais diversos ramos industriais.
Matérias-primas do portifólio da Usiquímica
Você sabia que a Usiquímica é fornecedora do ácido sulfúrico 98%? Conte conosco para a aquisição deste produto para o uso na sua empresa!
Ácido sulfúrico 98%: O Ácido Sulfúrico é um ácido inorgânico líquido na temperatura ambiente, incolor, viscoso e pouco volátil, ou seja, não evapora com facilidade. A maior parte do Ácido Sulfúrico produzido mundialmente é utilizada para a fabricação de Fertilizantes Fosfatados e Sulfatados, bastante aplicado também na produção de Sulfato de Alumínio, um dos produtos necessários para a produção de papel. As outras aplicações para o Ácido Sulfúrico refino do Petróleo são a fabricação do nylon, preparação da superfície de metais em indústrias metalúrgicas, catalisador ácido em reações químicas, fabricação de explosivos, tratamento de efluentes; também é usado na composição de baterias automotivas, servindo como eletrólito, que é uma solução que permite a passagem de corrente elétrica pelo sistema da bateria, pois é uma substância com alto grau de ionização, tornando-se um excelente condutor de eletricidade. Por esse motivo requer muita cautela em seu manuseio e transporte, e a Usiquímica possui um importante papel neste mercado e um alto nível em sua distribuição.