Sulfato de alumínio ajuda a manter nossa saúde, e a proteger o meio ambiente

O Sulfato de Alumínio é um composto aplicado em escala bastante ampla nos sistemas de tratamento de água, esgotos e efluentes, hoje indispensáveis para manter saudáveis tanto nosso organismo quanto o ambiente no qual vivemos. Indispensáveis especialmente no Brasil, onde ainda é necessário um grande esforço para disseminar o acesso à água tratada e às redes de tratamento de esgotos.
Seu uso nesse gênero de aplicação deve-se a sua característica de agente coagulante e floculante: ou seja, ele promove a adesão das impurezas presentes na água e nos efluentes, gerando flocos maiores – daí o termo floculação, que consiste na expansão dos flocos após o início do processo de coagulação -, acelerando sua decantação e facilitando a remoção (esse processo de remoção dos sólidos suspensos recebe o nome de ‘clarificação da água’).
No Brasil, é o Sulfato de Alumínio o agente coagulante/floculante hoje mais usual nas estações de tratamento de água, onde ele geralmente é utilizado em parceria com o óxido de cálcio – CaO, a popular cal virgem -, que nesse processo tem a função de corrigir o pH da água.
Mas também a indústria têxtil emprega, em processos como o tingimento de tecidos, esse composto que aparece ainda no setor químico, na produção de papel e celulose, na fabricação de sabões e ácidos graxos, na clarificação de óleos e gorduras. Sem contar com as usinas sucroalcooleiras, onde sua função é clarificar o melaço de cana-de-açúcar.
Há inclusive o uso doméstico: especialmente, em produtos para o tratamento da água de piscinas, aplicação na qual ele também atua para acelerar a decantação de impurezas que serão posteriormente retiradas por aspiração ou por outro método de limpeza.
Esse uso doméstico deve ser, porém, feito de maneira cuidadosa, não só pela possibilidade de ocorrências de irritações e queimaduras, mas também porque o Sulfato de Alumínio reduz o pH da água, que precisa então ser corrigido com outros produtos.
Propriedades
Al2(SO4)3 é a fórmula do Sulfato de Alumínio, que é obtido pela reação entre o ácido sulfúrico (H2SO4) e o hidróxido de alumínio (Al(OH)3), ou entre esse mesmo ácido e o alumínio em sua forma metálica (Al). Ele não tem odor, e sua cor varia entre o branco, o acinzentado e o marrom claro.
Sendo um sal, apresenta as características básicas desse grupo de compostos. Algumas delas: é sólido em temperatura ambiente, e sofre dissociação quando dissolvido em água ou submetido a fusão (ou seja, libera íons durante esses processos).
Sua produção fundamenta-se em dois métodos básicos:
● Reação de neutralização: é esse o nome genérico da reação entre um ácido e uma base, da qual resultam um sal e água. Nesse caso específico, o hidróxido de alumínio reage com o ácido sulfúrico, formando o Sulfato de Alumínio (além da água).
● Reação entre uma substância composta e outra simples: colocando-se o ácido sulfúrico em contato com alumínio metálico, forma-se o Sulfato de Alumínio, além de gás hidrogênio.
O sulfato de alumínio da Usiquímica
O Sulfato de Alumínio não é inflamável, e seus índices de toxicidade são baixos. Não é classificado como produto perigoso – não exigindo portanto cuidados específicos no transporte -, nem como substância venenosa (embora deva ser manuseado com o uso de EPIs).
A Usiquímica oferece o Sulfato de Alumínio em pó ou granulado, com uma concentração de 15% de alumínio solúvel em água.

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *