Quais são os tipos mais comuns de silicone e suas principais aplicações

Tipos mais comuns de silicone e suas principais aplicações

A invenção do silicone se deu na década de 30, e, a partir daí, surgiram inúmeros tipos e formas de materiais feitos à base deste material. Devido à alta resistência à temperatura, flexibilidade e natureza quimicamente inerte do silicone, o crescimento em produtos com esta composição não para de crescer. Os silicones são polímeros sintéticos que possuem um esqueleto de silício-oxigênio, com “cadeias laterais” consistindo em hidrogênio e/ou grupos de hidrocarbonetos ligados aos átomos de silício. Como sua espinha dorsal não contém carbono, o silicone é considerado um polímero inorgânico, o que difere de muitos polímeros orgânicos cuja espinha dorsal é feita de carbono. As borrachas de silicone podem ser divididas em duas grandes famílias principais:

  1. Borracha de silicone líquida – Liquid Silicone Rubber (LSR)

“Borracha de silicone líquido” é um silicone curado com platina de alta pureza, baixa compressão, grande estabilidade e capacidade de resistir a temperaturas extremas de calor e frio, ideal para a produção de peças que requerem alta qualidade. Este tipo de borracha é formado por dois materiais – A (material que contém o reticulante) e B (catalisador) – prontos para uso. Devido à natureza termofixa do material, a moldagem por injeção de silicone líquido requer um tratamento especial, como a manutenção do material em baixa temperatura antes de ser introduzido na cavidade aquecida. Seu uso é requerido em linhas de elevada produtividade e larga escala, devido a maior velocidade de processamento e cura do material. O silicone na forma líquida permite preenchimento mais rápido do molde, e a cura pode ser iniciada quase que imediatamente após a injeção. Por estes motivos, ele é mais comumente utilizado para criar peças moldadas por injeção para produtos usados em indústrias automotivas, alimentícias, eletrodomésticos, têxteis e de bens de consumo.

 

  1. Borracha de silicone sólida – High Temperature Vulcanization (HTV)

A borracha de silicone de alta consistência também é chamada de “silicone sólido” é o tipo de borracha com maior demanda pela indústria mundial. Este tipo de silicone é formado por cadeias de polissiloxano de alto peso molecular que pode conter uma variedade de cargas para aprimorar propriedades especiais, como dureza e resistência ao calor. Este material pode ser curado usando sistemas de cura de peróxido ou formulações de catalisador de platina. Este último não cria subprodutos químicos durante a cura. A borracha de silicone é comercializada a granel como barras, tubos e cilindros, os quais podem ser utilizados para posterior processamento. Na sua produção, os fardos de borracha são colocados diretamente em cilindros abertos ou misturadores fechados (Kneader), e misturados com os pigmentos, cargas (quartzo, diatomina, negro de fumo etc), aditivos (plastificantes, estabilizantes e aditivos especiais), e o agente de cura, que promove a reticulação (geralmente um peróxido). Após vulcanizadas, estas peças, a depender da aplicação e destino, passam por um processo de pós-vulcanização em estufa (1-3 horas, 200-220 °C), para que seja possível a eliminação de produtos voláteis oriundos da decomposição do peróxido e para atingir características desejáveis no material (resistência mecânica). Durante o processo de pós-cura, é fundamental garantir que haja ar fresco suficiente dentro da estufa. Por fim, a produção das peças pode ser realizada por molde ou extrusão. Esta classe de material é excelente para a confecção de dispositivos médicos implantáveis de longo prazo, componentes de motores automotivos e muitos produtos domésticos de consumo.

Nota-se, portanto, que o silicone é um material bastante versátil, podendo ser aplicado na confecção dos mais diversos utensílios dos mais diversos ramos industriais. Suas características físico-químicas, tais como estabilidade térmica, inercia química, baixa toxicidade, flexibilidade, isolante elétrico e anti-aderência, o tornam o candidato perfeito para diversas utilidades. Dentre suas aplicações, destacam-se seus usos como selantes, lubrificantes, anti-espumantes, na fabricação de tintas e resinas.

 

Matérias-primas do portfólio da Usiquímica:

Você sabia que a Usiquímica possui em seu portfólio dois tipos de borrachas de silicone de alta consistência e o Fluido de silicone? A Usiquímica atua no fornecimento da Borracha De Silicone USIHD30 e da Borracha De Silicone USIHD70.


Borracha De Silicone USIHD30 e USIHD70:
A Borracha de Silicone, em função de suas características especiais, tais como estabilidade térmica em ampla faixa de temperatura; inércia química; baixa toxicidade; resistência ao oxigênio, ao ozônio e à radiação solar; flexibilidade; anti aderência; isolamento elétrico, é largamente utilizada em inúmeras aplicações: cilindros, equipamentos EPI, fios e cabos, isoladores de alta tensão, mangueiras, materiais médico/hospitalares, materiais de uso veterinário/pecuária, matrizes para fundição, peças automotivas, perfis, produtos eletrônicos, produtos odontológicos, ventosas, vedações e utilidades domésticas. Clique aqui para ver mais sobre o produto.

Fluido de silicone: Utilizado na indústria de cosmético na formulação de creme para pele, protetor solar, creme de barbear, condicionador. Na indústria mecânica e elétrica como lubrificante, antiaderente, antiespumante, agente desmoldante para revestimento de vidros e cerâmicas, trocadores de calor, bombas hidráulicas, bombas de vácuo, resfriadores dielétricos, ventiladores e em fluídos termostáticos. Clique aqui para ver mais sobre o produto.

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *